Pressão

Progeral se recusa a conceder direitos conquistados pelos trabalhadores

Acordos foram negociados pelo SMetal, que convoca os trabalhadores a se unirem para garantir essa conquista

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Mattheus Santos

Na manhã desta quinta-feira, 8, os diretores do SMetal distribuíram um material específico para dialogar com os trabalhadores sobre a situação.

Os metalúrgicos da Progeral podem ficar sem direitos aprovados pela categoria e negociados pelo SMetal caso a categoria não se mobilize para defender suas conquistas. Isso porque em dezembro de 2023, os trabalhadores da Progeral aprovaram, em assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), um reajuste salarial, com aumento real.

Na mesma assembleia, em votação separada, os trabalhadores rejeitaram pela segunda vez a proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2024, devido ao critério de disciplina exigido.

Diante dessa situação, representantes da empresa entraram em contato com o SMetal para informar que devido à reprova do acordo de PPR, também não pagariam o reajuste salarial, a parte restante do PPR de 2023 e não voltariam a dialogar sobre o de 2024 – mesmo que seja um direito da categoria.

“É um desrespeito com os trabalhadores e com o SMetal a empresa não pagar um acordo fechado em mesa de negociação e aprovado em assembleia. Negar discutir um PPR melhor é imposição e isso nós não vamos aceitar. Estamos sempre dispostos a dialogar, mas se for necessário, teremos que cruzar os braços. A empresa precisa rever a exigência da disciplina como um critério para o PPR. Entendemos que temos que ter disciplina e responsabilidades, sem que haja imposições desnecessárias e descabidas”, destaca Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), responsável pela negociação na fábrica.

Na tarde desta quinta-feira (8), os diretores do SMetal distribuíram um material específico para dialogar com os trabalhadores sobre a situação.

Critério de disciplina

Na proposta de acordo, a fábrica exige que a disciplina seja um critério levado em consideração para o pagamento do PPR, descontando 50% do valor da segunda parcela em casos de advertência formal por infringimento de regras da empresa, 100% do valor caso haja suspensão e, por isso, os trabalhadores são contra a proposta.

Mobilização

Para participar desta luta, ajude a divulgar este material, converse com seus colegas de fábrica sobre o desrespeito da Progeral com os trabalhadores e participe das assembleias e mobilizações convocadas pelo SMetal.

Campanha Salarial direitos mobilização PPR Pressão progeral