Cenário positivo

Produção do segmento metalúrgico cresce 5% entre maio e junho

No acumulado do ano até junho, a indústria de transformação no estado de São Paulo apresentou um crescimento de 4,9% , quase o dobro do índice nacional

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

No estado de São Paulo, na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, a indústria de transformação registrou um crescimento de 9,2% na produção.

Entre maio e junho, a produção do segmento metalúrgico brasileiro cresceu 5%. O índice é maior que a média geral da indústria de transformação, que ficou em 4,5% no mesmo período. A produção no segmento de fabricação de veículos também cresceu  e atingiu 3,1%.

Ao comparar junho de 2024 com junho de 2023, a produção da indústria de transformação brasileira apresentou um crescimento de 3,6%, com destaque para o crescimento nos segmentos de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (18,4%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (10,1%) e fabricação de outros equipamentos de transporte (9,8%). No acumulado do ano, a indústria de transformação brasileira registra um crescimento de 2,7%.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, os dados reforçam que há um cenário econômico positivo que pode ser revertido em ganhos para a categoria.

“Estamos em Campanha Salarial e, até o momento, nenhum grupo patronal apresentou propostas que contemple os metalúrgicos. Queremos aumento real nos salários até o dia 1º de setembro”, ressalta o diretor.

Estado de São Paulo

Já em São Paulo, na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, a indústria de transformação registrou um crescimento de 9,2% na produção, com setores como máquinas, aparelhos e materiais elétricos e a fabricação de outros equipamentos de transporte crescendo 25,4% e 17,1%, respectivamente.

No acumulado do ano até junho, a indústria de transformação apresentou um crescimento de 4,9% no estado, quase o dobro do índice nacional.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) subseção dos metalúrgicos de Sorocaba.

Campanha Salarial 2024

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

O objetivo dos sindicatos ligados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) é assinar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) ainda em agosto.

Entre setembro de 2023 e julho deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou em 3,85%.

campanha salarial 2024 crescimento desenvolvimento indústria metalurgia variação da produção