Conquista

Pressão garante redução de jornada na Martins

Os trabalhadores da Martins e Martins, de Araçariguama, conquistaram a renovação de um acordo que garante aos operários que trabalham em regime de troca de turno uma jornada de 42 horas semanais

Folha Metalúrgica
Foguinho
Mobilização dos trabalhadores foi fundamental para redução da jornada para 42 horas semanais

Os trabalhadores da autopeças Martins e Martins, de Araçariguama, conquistaram a renovação de um acordo que garante aos operários que trabalham em regime de troca de turno uma jornada de 42 horas semanais. Atualmente a jornada de trabalho no Brasil é de 44 horas. A jornada reduzida, sem redução de salários, valerá para os próximos dois anos.

O Sindicato, com apoio do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na fábrica, negociava a renovação do acordo havia semanas, mas somente após uma paralisação a direção da empresa cedeu à reivindicação. Cerca de 500 funcionários deverão se beneficiar da nova medida.

“O empenho dos diretores do CSE [Ana Célia da Silva e Jurandir Pereira de Souza] e a união de todos os trabalhadores foram fundamentais nesta conquista”, diz o diretor sindical João de Moraes Farani.

araçariguama Martins redução de jornada