Busca
Metalúrgicos da CUT

Presença de Lula e homenagens à Carlos Grana marcam abertura do 8º Congresso da CNM/CUT

A presença do ex-presidente Lula na abertura do Congresso da CNM reuniu 500 sindicalistas metalúrgicos do país em Guarulhos dia 27

Paulo Andrade para Imprensa CNM/CUT
Foguinho/Imprensa Smetal
Na abertura do Congresso houve uma votação simbólica que reelegeu Lula como presidente de honra da CNM/CUT

Na abertura do Congresso houve uma votação simbólica que reelegeu Lula como presidente de honra da CNM/CUT

A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do 8º Congresso da CNM/CUT reuniu mais de 500 dirigentes sindicais metalúrgicos e convidados no auditório do Hotel Caesar Park, em Guarulhos-SP, na noite de ontem, dia 27. Mas o próprio Lula fez questão de dividir os holofotes com o sindicalista Carlos Grana, que durante o 8º Congresso está se despedindo da presidência na CNM. Ele vai se dedicar ao mandato de deputado estadual pelo PT, para o qual foi eleito em outubro do ano passado.

Metalúrgico da região do ABC paulista, Carlos Grana foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM) em 2004 e reeleito em 2007. O ex-presidente Lula, que foi chamado várias vezes de “nosso presidente” durante a solenidade de ontem, afirmou que conhece Grana há muitos anos e que ele é “uma dessas pessoas que torna a vida da gente mais significativa. Nunca está de mau humor, Ele sempre está otimista”, afirmou Lula.

Mas antes da homenagem ao sindicalista da CNM, Lula também obteve a atenção de todo o público ao fazer um balanço de seus oito anos como presidente da República, expor números sobre os avanços econômicos e sociais do Brasil e pedir o apoio dos metalúrgicos à presidenta Dilma Rousseff.

Outras homenagens
Grana também foi homenageado pelo prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), pelo presidente da CUT nacional; Artur Henrique e pelo representante da FITIM (Federação Internacional dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica), Jyrki Raina; que compuseram a mesa de abertura do congresso, juntamente com Paulo Vanucchi, Ex-ministro de Direitos Humanos; Luis Dulci, do Instituto Cidadania; Luci Paulino, assessora da presidência da República e ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A eleição da nova diretoria da CNM/CUT, inclusive o novo presidente, sucessor de Grana, vai acontecer no terceiro e último dia do congresso, nesta sexta-feira, dia 29. Também na sexta, os delegados e delegadas, eleitos em suas bases sindicais, vão discutir e aprovar o plano de lutas dos metalúrgicos da CUT para os próximos três anos.

Programação
A programação desta quinta-feira inclui um debate sobre o tema do congresso: “Organização Sindical e Desenvolvimento Sustentável”, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e Artur Henrique, presidente da CUT nacional.

No período da tarde, os(s) delegados(s) vão se organizar em grupos para debater temas sugeridos hoje e para apresentar propostas.

Também participam do 8º congresso cerca de 40 delegados e delegadas internacionais que representam trabalhadores do Canadá, Suécia, Alemanha, Itália, França e EUA, além de convidados de outros países.

Sorocaba
Os metalúrgicos de Sorocaba e região participam do congresso com uma delegação de 30 dirigentes sindicais.

tags
CNM congresso cut Lula
VEJA
TAMBÉM