Busca
Especial Hospital

Prefeito precisa demonstrar ‘grandeza política’, afirma Terto

A afirmação do sindicalista é reflexo das recentes notícias sobre as verbas do governo federal disponíveis para essa modalidade de hospital

Imprensa SMetal
Foguinho
Ademilson Terto da Silva presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Regiao

Ademilson Terto da Silva presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Regiao

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, “o prefeito de Sorocaba demonstraria grandeza política ao reconhecer que o Hospital Municipal é o melhor para os sorocabanos”. A afirmação do sindicalista é reflexo das recentes notícias sobre as verbas do governo federal disponíveis para essa modalidade de hospital.

De acordo com Terto, o Sindicato defende a construção de um hospital municipal não por uma questão de nome ou de autoria da ideia, mas porque “os sorocabanos precisam de um hospital que priorize o atendimento aos moradores da cidade”, afirma o dirigente.

“Ao contrário do que diz o prefeito Pannunzio, o hospital municipal, mesmo atendendo pelo SUS [Sistema Único de Saúde], pode dar preferência de internação para os sorocabanos. Em São Bernardo, por exemplo, uma Central de Regulação de oferta de leitos e um pacto intermunicipal garantem essa triagem de pacientes”, defende Terto.

O Sindicato dos Metalúrgicos liderou, em 2012, a campanha pró-Hospital Municipal de Sorocaba, que resultou em um projeto de lei de iniciativa popular com mais de 26 mil assinaturas de eleitores. O projeto foi promulgado pela Câmara Municipal no início deste mês, mas o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), ameaça entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei do Hospital. Novo regional. O vereador Izídio de Brito (PT),também metalúrgico e idealizador da campanha pelo Hospital Municipal, afirma que o atendimento preferencial não prejudicaria os pacientes de outras cidades da região. “O hospital municipal poderia desafogar o Hospital Regional, que hoje tem 70% das vagas ocupadas por sorocabanos”, afirma o vereador.

Terto lembra que, conforme promessa do governo do estado, Sorocaba logo passará a sediar mais um hospital regional. “Tenho dúvidas se o local ideal para o novo regional seria Sorocaba. Poderia ser em uma cidade que diminuísse o tempo de viagem dos pacientes do Vale do Ribeira, por exemplo.”, avalia.

“Mas a doação do terreno para o regional em Sorocaba já está aprovada. Tudo bem. Isso reforça nossa luta por um hospital municipal. Até porque, o caráter municipal reduziria o risco de o hospital, daqui pouco tempo, ser passado para as mãos do estado ou da iniciativa privada”, alerta o sindicalista.

tags
´prioridade de moradores da cidade especial hospital hospital municipal São Bernardo saúde terto. grandeza politica vereadores
VEJA
TAMBÉM