Busca
Negociações

PPR é aprovado pelos trabalhadores da Intacta com 10% de aumento

Proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos foi votada em assembleias realizadas na terça-feira, 23; outros pontos, como a data-base e a importância da Convenção Coletiva foram debatidos

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Quando comparado ao valor pago em 2022, o PPR teve aumento de 10% na Intacta | Foto: Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Os trabalhadores e trabalhadoras da Intacta, empresa do ramo de embalagens e soluções de empacotamento, aprovaram uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e avaliado em duas assembleias realizadas na terça-feira, 23, no turno matutino e noturno.

Quando comparado ao valor pago em 2022, o PPR teve aumento de 10% na Intacta. Os metalúrgicos irão receber o benefício em duas parcelas, sendo a primeira prevista para o mês de setembro e a segunda em março de 2024.

Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que é vice-presidente do SMetal e responsável pelas negociações com esta fábrica, também aproveitou o encontro para abordar dois outros temas de extrema importância para a categoria metalúrgica: a data-base e as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).

O dirigente recordou que, para os metalúrgicos, dia 1º de setembro é uma data muito importante. Isso porque se trata da data-base da categoria. Isso significa, em linhas gerais, o fechamento do período que serve de mote para as negociações da Campanha Salarial. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, é levado em consideração para essas contas.

Verdinho salientou que, até o momento, a perda da categoria com a inflação está acumulada em 3,67%. “No ano passado, estávamos com mais de 8% de perdas inflacionárias neste mesmo período. O que não significa que será fácil negociar o reajuste só porque, em 2023, o percentual está um pouco abaixo. Os patrões sempre reclamam quando o assunto é reajustar salário, não importa a porcentagem disso”, criticou.

O SMetal recorda que, para os meses de junho, julho e agosto, a tendência é de queda na inflação. Esse é um comportamento sazonal da economia e, desde que não ocorra alguma situação fora da curva, é muito pouco provável que haja uma disparada da inflação nos próximos meses.

Mais informações sobre este e outros assuntos serão sempre atualizadas nas redes do Sindicato e no Portal SMetal.

tags
Campanha Salarial data-base Intacta Negociações PPR 2023 Programa de Participação nos Resultados Verdinho
VEJA
TAMBÉM