Busca
Conquista

PPR dos metalúrgicos da Metso pode chegar a 20% de aumento

Proposta foi negociada pelos membros do CSE da fábrica e Comissão de PPR; assembleias aconteceram nas duas plantas - Fundição e Equipamento - nesta quarta-feira, 7, e trataram ainda sobre a nova CIPA

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal

Proposta de PPR foi aprovada pelos trabalhadores das duas plantas – Fundição (foto) e Equipamentos – em assembleias realizadas nas fábricas / Foto: Daniela Gaspari / Imprensa SMetal

Os trabalhadores da Metso – plantas Fundição e Equipamentos – aprovaram proposta de Programa de Participação dos Resultados (PPR) para 2023 em assembleias realizadas nesta quarta-feira, dia 7, em frente às fábricas. O pagamento é realizado em parcela única e será depositado em março de 2024.

Negociada pelo Comitê Sindical da Empresa (CSE), composto pelo diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, e o dirigente Alessandro de Oliveira Lopes de Siqueira, e pela Comissão de PPR, o valor total a ser recebido pelos trabalhadores pode ter um crescimento de 10% a 20%, dependendo do atingimento das metas.

“Nosso principal objetivo nas negociações deste ano foi discutir com a empresa metas alcançáveis, lutando sempre para que todos os trabalhadores sejam beneficiados com um bom valor no final, independente do setor em que trabalha ou salário que recebe. Cada um tem sua participação no resultado final e esse valor deve ser repartido de forma justa”, assegura Saldanha.

Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor os funcionários. A Metso fica no bairro Iporanga, em Sorocaba, tem mais de 900 trabalhadores. Na Fundição, a empresa atua no mercado de reposição de peças para a mineração e, na Equipamentos, é responsável pela montagem das máquinas do mesmo segmento.

Saúde e segurança no trabalho

A proposta de PPR foi apresentada e colocada em votação pelo dirigente sindical Alessandro de Oliveira Lopes de Siqueira, que falou ainda sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº 5 (NR5). Entre outros itens, a portaria inclui o combate ao assédio entre as incumbências da CIPA, que passou a se chamar: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

“O assédio, seja ele moral ou sexual, traz graves consequências aos trabalhadores e as trabalhadoras, tornando o ambiente de trabalho prejudicial à saúde. Por isso, estamos acompanhando de perto as ações da empresa e dos cipeiros para prevenir e combater esse tipo de situação. A saúde e a segurança do trabalhador vêm sempre em primeiro lugar”, assegura.

O dirigente também colocou o CSE à disposição dos trabalhadores para buscar ajuda em casos de assédio ou outras irregularidades na empresa. A denúncia pode ser realizada diretamente aos representantes do Sindicato, pelo WhatsApp (15) 99714-9534 ou ainda via mensagem anônima pelo canal “Denuncie”, do Portal SMetal (acesse aqui).

tags
assembleia aumento equipamento fundição metso plr PPR saldanha sindicato Sorocaba
VEJA
TAMBÉM