Conquista

PPR 2024 é aprovado na Clarios com aumento de 9,57%

Acordo foi negociado através de uma Comissão composta por membros do CSE e trabalhadores de diferentes setores da empresa

Foguinho/Imprensa SMetal

O acordo foi negociado através de uma Comissão composta por membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e trabalhadores do setor administrativo.

Em assembleias realizadas nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, os metalúrgicos dos quatro turnos, e o turno administrativo da Clarios aprovaram, por unanimidade, um acordo de Programa de Participação nos Resultados 2024, com aumento de 9,57% em relação ao acordo de 2023.

O pagamento da primeira parcela deve ser adiantado para abril e, da segunda, em dezembro. Os indicadores estabelecidos são os mesmos de 2023.

Além dos trabalhadores formais da empresa, os prestadores de serviço ligados à produção, estagiários e jovens aprendizes devem também receber uma gratificação proporcional aos seus salários.

O acordo foi negociado através de uma Comissão composta por membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e trabalhadores do setor administrativo da empresa, representado por José Luiz Coutinho; do setor de chumbo, representado por Elessandro Maciel; pela linha de montagem, representada por Wellington Guarda; pelo setor de moto, representado por Jean Gustavo e pelo setor de plástico, representado por Paulo Augusto e Ives Evangelista.

“A comissão foi fundamental para garantirmos esse acordo. Assim, os trabalhadores também fazem parte da negociação, e alcançamos números que contemplam a categoria. A cada ano que passa, atingimos mais metas, que mesmo desafiadoras, mas factíveis e possíveis de alcançar”, destaca Antônio Welber Filho (Bizu), responsável pela negociação e diretor executivo do SMetal.

Além de Bizu, o CSE Clarios é composto por Agnaldo José Bastos (Huga), Elessandro da Silva Souza Maciel (Neguinho), Everton da Silva Souza (Beiço) e Joel Américo de Oliveira, que são responsáveis por garantir as negociações entre Sindicato e empresa.

Negociações SMetal

Nos últimos anos, o CSE conquistou diversos benefícios, por meio das negociações e mobilizações dos trabalhadores. Ainda em 2024, os trabalhadores da Clarios conquistaram a renovação do turno 6×2. Em 2023, também foi conquistado um aumento real nos salários e a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), do PPR 2023, que também foi maior que o ano anterior

Confira a galeria de fotos

Clarios – Assembleia de PPR 2024