Busca
Pesquisa

Pós-golpe: cresce o temor pelo desemprego no Brasil

Os brasileiros nunca tiveram tanto medo de perder os empregos como agora, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na semana passada

Imprensa SMetal
Banco de Imagens

Os brasileiros nunca tiveram tanto medo de perder os empregos como agora, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na semana passada. Como resultado, a tendência é de queda maior do consumo em 2017, o que se soma também à maior necessidade de poupança dos brasileiros com a proposta de Temer que praticamente acaba com a previdência.

O Índice de Medo do Desemprego voltou a subir e alcançou 64,8 pontos em dezembro, valor 3,6 pontos maior que o de setembro. Com isso, o indicador fechou o ano muito acima da média histórica de 48,4 pontos, de acordo com a pesquisa da CNI.

Na comparação com dezembro de 2015, o índice também aumentou 3,6 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos e, quanto mais alto, maior é o medo do desemprego. A pesquisa aponta que o medo do desemprego é maior na região Nordeste, onde o indicador subiu para 70 pontos em dezembro, valor 11,3 pontos acima do verificado no mesmo mês de 2015.

No Sul, o medo do desemprego diminuiu de 63,2 pontos em dezembro de 2015 para 57,8 pontos em dezembro de 2016, e é o menor entre as regiões do país. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 141 municípios entre 1º e 4 de dezembro de 2016.

tags
Comunicação crise Economia folha imprensa michel pós-golpe SMETAL temer
VEJA
TAMBÉM