Políticas do Governo Federal impulsionam investimento produtivo

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Desde o final de 2023, diversas montadoras de veículos têm anunciado investimentos no Brasil. É o caso da BYD Brasil, General Motors e Stellantis. A direção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou a expectativa de um investimento recorde no setor da ordem de R$100 bilhões nos próximos anos.

A confiança dos empresários têm se fortalecido devido às políticas e programas desenvolvidos pelo Governo Federal. Durante o anúncio de investimentos, Rafael Chang, reconheceu a importância das recentes políticas públicas do governo Lula para viabilizar o crescimento da empresa no Brasil. “Gostaria de ressaltar a importante decisão do Governo Federal em lançar políticas como a Nova Indústria Brasil e Mover, que trazem valiosas diretrizes para efetivar a industrialização verde no nosso país”, disse Chang.

Silvio Ferreira destaca que essa política faz a diferença no bolso dos trabalhadores, mas ressalta que a taxa básica de juros, a Selic, segue caindo de forma lenta, inibindo o consumo e o investimento. “Em contraponto, ao investir no setor produtivo, o presidente Lula acerta, pois gera empregos de forma direta e indireta, fomentando toda a economia”, ressalta o secretário-geral.

Confira algumas políticas anunciadas pelo Governo Federal para a industrialização

Retomada do CNDI

Recriado em 2023, o Conselho Nacional do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços tem o propósito de debater novas políticas industriais. A entidade acatou, em 2023, propostas do “Plano Indústria 10+”, documento que reúne um conjunto de diretrizes do movimento sindical que orientam para a reconstrução da indústria no Brasil.

PAC 3

Programa de Aceleração do Crescimento deve investir R$1,7 trilhão em todos os estados do Brasil em obras e empreendimentos, em torno de cinco eixos e 27 modalidades, entre eles, educação, saúde e transporte. O programa prevê parcerias público-privadas para destravar obras no setor de infraestrutura.

Nova Indústria Brasil

A NIB consiste em uma política para reindustrializar o país, por meio de avanços tecnológicos, pautada por um olhar social. A NIB com a missão de garantir a segurança alimentar e nutricional; ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes e reduzir a emissão de carbono na indústria do país.

Programa Mover

O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística, por meio de incentivo fiscal, com a previsão de alcançar mais de R$19 bilhões em créditos.

governo federal industrialização investimento produtivo Políticas Públicas