Busca
Inclusão

Piedade terá 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo

Acontece no domingo, dia 19 de abril, a partir das 9h, a 3ª edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo em Piedade. Organizada pela Amap, a atividade será realizada na Marginal da Vila Maria

Imprensa SMetal
Divulgação
O presidente da entidade, Henrique Antunes Pereira, pede para que todos os participantes se vistam de azul, cor que simboliza a síndrome

O presidente da entidade, Henrique Antunes Pereira, pede para que todos os participantes se vistam de azul, cor que simboliza a síndrome

Acontece no próximo domingo, dia 19 de abril, a partir das 9h, a 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Piedade, promovida pela Amap (Associação Amigos dos Autistas de Piedade). A atividade será realizada na Avenida Eugênio de Oliveira Leira, a Marginal da Vila Maria.

Segundo o presidente da entidade, Henrique Antunes Pereira, o principal objetivo da atividade é conscientizar a população sobre doença e mostrar que ela faz parte da realidade de diversas famílias. O tema da caminhada deste ano é “Somos diferentes sim, um quebra-cabeça não se forma com peças iguais”.

Pereira pede para que todos os participantes se vistam de azul, cor que simboliza a síndrome.

Para a realização da atividade, a Associação conta com apoios de diversas entidades de Piedade e região, entre elas a subsede local do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. O evento terá a apresentação do grupo Narrando e Encantando.

A Amap foi criada em parceria com a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas), com intuito de dar assistência aos portadores do espectro autista e seus familiares em Piedade. Atualmente a entidade atende 21 crianças e adolescentes.

A sede da Amap fica na rua José Rolim de Góes, 530, Vila Olinda, em Piedade.

O que é o autismo

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro.

A síndrome caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos. Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade.

tags
amap Associação Amigos dos Autistas de Piedade autismo Henrique Antunes Pereira inclusão piedade sindicato dos metalurgicos de sorocaba SMETAL Vila Olinda
VEJA
TAMBÉM