Perdas com a inflação acumulam 9,88% em 12 meses

Com a divulgação hoje, dia 10, do INPC/IBGE referente à agosto, que ficou em 0,25%, as perdas salariais dos metalúrgicos ligados à FEM/CUT foram calculadas em 9,88% nos últimos 12 meses

Foguinho/SMetal

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba vem liderando mobilizações nas fábricas desde o início de agosto

Com a divulgação hoje, dia 10, do INPC/IBGE referente à agosto, que ficou em 0,25%, as perdas salariais dos metalúrgicos ligados à Federação estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) foram calculadas em 9,88% nos últimos 12 meses.

A categoria está em campanha salarial e uma das reivindicações dos trabalhadores é a reposição integral das perdas nos salários. A data-base dos metalúrgicos da FEM/CUT é 1º de setembro. Por isso as perdas são calculadas pelos últimos 12 meses (setembro de 2014 a agosto de 2015).

Além da reposição das perdas, a categoria reivindica aumento real, valorização dos pisos salariais, manutenção das cláusulas sociais já existentes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e inclusão de novas garantias para trabalhadoras e trabalhadores na CCT.

Ontem, dia 9, a terceira rodada de negociações da campanha salarial entre a FEM e a bancada patronal do Grupo 3 (autopeças, forjarias e fabricantes de parafusos) aconteceu em Sorocaba. O debate girou em torno da redação das cláusulas sociais. Clique para ver o vídeo.

A FEM negocia com seis grupos patronais: Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros); Estamparias e Fundições. As montadoras de veículos têm negociado diretamente com os sindicatos das regiões onde estão instaladas.

Inflação INPC/IBGE
Mês Índice
Setembro/14 0,49
Outubro/14 0,38