ARTIGO

Palavra do presidente: Um ano de muito trabalho

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1026, o presidente do SMetal, Leandro Soares, faz um balanço das lutas e conquistas da entidade em 2023; confira a íntegra

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1026
Foguinho/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se orgulha de muitas ações em sua trajetória. Representamos cerca de 44 mil metalúrgicos e metalúrgicas em Sorocaba e outras 13 cidades da região. Neste ano, como nos outros 69 anos da trajetória deste Sindicato, buscamos fazer nosso trabalho com excelência.

Quando olhamos para trás, o ano de 2023 foi regado de suor e de muito trabalho. Isso porque, na história recente, foi um dos momentos em que mais tivemos que nos movimentar em prol da categoria metalúrgica.

Nossa Campanha Salarial foi conquistada com trabalho de formiguinha. As bancadas patronais se recusaram a atender as demandas dos trabalhadores, desta forma, lá fomos nós negociar por empresa, para garantir que ninguém voltasse para casa sem o seu reajuste salarial.
Quando as tentativas de diálogo se esgotaram, apoiamos os companheiros em movimentos grevistas em diversas empresas, pois o papel desta instituição é, sobretudo, ouvir a voz do trabalhador e dar vazão para suas demandas.

Não acreditamos somente no poder das negociações econômicas. Quando negociamos banco de horas, que no futuro permitirá que o trabalhador possa aproveitar mais momentos com sua família, por exemplo, também entendemos como um trabalho exitoso.

Para além das nossas conquistas trabalhistas, neste ano também auxiliamos no desenvolvimento de Sorocaba e Região quando, ao negociar o Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o décimo terceiro da categoria, geramos uma cadeia positiva que injetou milhões na economia.

Socialmente, estivemos juntos e engajados em diversas ações: Campanha do Agasalho, SMetal do Bem, Feira Literária do SMetal (FLIS), Natal Sem Fome, Ubuntu – SMetal, 1º de Maio dos Metalúrgicos, Café com SMetal e Cine SMetal. Uma infinidade de movimentos no sentido de promover lazer, cultura e entretenimento para a nossa categoria e para população de Sorocaba.

Em 2024, faremos 70 anos de existência. Mais do que a maioria dos diretores desta casa têm de idade. Isso mostra, na prática, que a estrutura do SMetal vai permanecer muito além do que podemos ver. Mas, com toda certeza, nosso trabalho árduo, de mais um ano, ficará marcado na história desta entidade.

Um ótimo fim de ano para todos nós, e que em 2024 possamos continuar contando a história vitoriosa de luta dos metalúrgicos.