ARTIGO

Palavra do presidente: o tamanho da conquista é o tamanho da mobilização

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1040, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre a Campanha Salarial 2024 e a importância da mobilização dos trabalhadores

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1040
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

A história nos mostra que nenhuma conquista é alcançada sem a mobilização coletiva. No Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), acreditamos firmemente que o sucesso de nossas lutas é proporcional ao engajamento de cada trabalhador. Não se trata apenas de garantir direitos, trata-se de entender que, unidos, somos capazes de alcançar muito mais. Por isso, a participação nas assembleias em porta de fábrica ou neste Sindicato é fundamental.

Nossa categoria viu os frutos de uma mobilização bem-sucedida na última Campanha Salarial. Cada voz que se ergueu, cada trabalhador que participou, contribuiu para avançarmos na direção de um acordo que refletisse as demandas reais de nossa categoria. Com união conquistamos reajuste justo e direitos.

Agora, enfrentamos novos desafios. As assembleias não são meras formalidades, são o espaço onde nossa força é exercida e nossas conquistas começam a ser desenhadas. É na assembleia que exercemos nosso poder de decisão.

O que está em jogo não é apenas um reajuste salarial ou uma nova cláusula na convenção coletiva. O que está em jogo é a capacidade de continuar avançando, de resistir a retrocessos e de garantir que cada trabalhador tenha oportunidade para ecoar sua voz nas negociações com as bancadas patronais. Não podemos nos dar ao luxo de sermos passivos. Precisamos estar atentos, informados e, sobretudo, mobilizados.

Cada trabalhador que se faz presente é um pilar que sustenta a luta coletiva. Nossa unidade é nossa maior arma, e a mobilização é o caminho para continuar conquistando vitórias. Cada um importa!

Por isso, faço uma convocação a todos os trabalhadores: participem das assembleias, discutam, proponham e votem. Nesses espaços definimos nossos rumos, e é com a participação de cada um que garantimos um futuro digno para todos. Lembrem-se: o tamanho da conquista é o tamanho da mobilização. Juntos, somos mais fortes e capazes de transformar nossa realidade e a vida das nossas famílias.

artigo Campanha Salarial