Palavra da diretoria – Quanto mais opções de mídia, mais cidadania

Informação e formação para a cidadania. Essa é a finalidade do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região com o planejamento e lançamento de novos meios de comunicação e com o ciclo de palestras

Informação e formação para a cidadania. Essa é a finalidade do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) com o planejamento e lançamento de novos meios de comunicação e com o ciclo de palestras – que começou em maio deste ano, com a presença do sociólogo Emir Sader.

Desde a implantação, a pouco mais de vinte anos, do conceito de Sindicato Cidadão, a entidade compreende que a atuação sindical deve ir além das questões da fábrica e lutar pelos direitos de bem-estar social dos trabalhadores. Isso envolve a luta pelas questões sociais como cultura, lazer, educação e saúde.

Mas essa luta não é, nem nunca foi ‘da entidade’ e sim dos trabalhadores. O SMetal é uma importante ferramenta de contribuição nesse enfrentamento para a participação cidadã.

Por isso, a participação política dos trabalhadores é outro eixo importante desse conceito que colocamos em prática nas nossas ações. Porque não há participação cidadã sem a conscientização necessária para uma atuação autêntica, sem manipulações.

E para contribuir com a reflexão e com os debates sobre temas que são importantes tanto dentro como fora das fábricas é que surgiu o ciclo de palestras. Desafios da democracia, com o sociólogo Emir Sader, mundo do trabalho, com o economista Marcio Pochmann, e debate sobre a idade penal, com Negro Belchior, foram alguns dos temas.

Agora, com a Folha Metalúrgica bissemanal, com a Revista Ponto de Fusão, com o novo portal de notícias e o guia de convênios, além do sistema interno de TV, os trabalhadores podem contar com mais recursos que facilitam a cobertura de fatos de todas as áreas de interesse da categoria, na fábrica, nos bairros, na cidade e no país.

Informação e formação de mãos dadas para a plena cidadania porque acreditamos que uma nova sociedade, melhor e mais democrática é possível. Para isso, sabemos que é tão necessária uma outra mídia, para ser uma voz dissonante dos oligopólios da comunicação que manipulam fatos e distorcem opiniões.

Contem com essas ferramentas e com o Sindicato dos Metalúrgicos para a construção dessa outra sociedade que queremos.

Editorial Folha Metalúrgica bissemanal mais cidadania Palavra da Diretoria Quanto mais opções de mídia Revista Ponto de Fusão Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região SMETAL