Busca
Sindicato nas redes

O que faz um sindicato? Conheça projeto de comunicação digital do movimentos sindical

‘Coisa de sindicato’ é veiculado no Instagram da CNM-CUT e de outras confederações e sindicatos, e fala sobre temas abordados em negociações sindicais

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Freepik

Os vídeos publicados até o momento abordam temas como benefícios conquistados por trabalhadores por meio de negociação sindical.

O que faz um sindicato? O projeto ‘Coisa de sindicato’ busca responder essa dúvida dos trabalhadores, por meio de vídeos descontraídos veiculados no Instagram da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT).

Os vídeos fazem parte de uma campanha elaborada no bojo do projeto ‘Dirigindo & Transformando’, impulsionado pelo Solidarity Center, que tem como objetivo atuar na formação de líderes sindicais e contribuir no fortalecimento da comunicação entre sindicatos e trabalhadores.

Os vídeos publicados até o momento abordam temas como benefícios conquistados por trabalhadores por meio de negociação sindical, como vale-alimentação e cesta básica, licença casamento para casais LGBTQIAPN+, ou o combate ao assédio moral, por exemplo.

Ceres Lucena, dirigente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e representou a CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) no projeto, ressalta que o movimento sindical ainda é muito carente de uma comunicação que possa entreter e, ao mesmo tempo, informar os trabalhadores sobre conquistas de direitos e benefícios.

“Espero que amplie cada vez mais a comunicação entre sindicato,  federação e confederação”, ressalta.

‘Dirigindo&Transformando’

O Solidarity Center, por meio deste projeto, busca apoiar iniciativas que pretendem ampliar a experiência brasileira da comunicação sindical via redes sociais junto aos trabalhadores de aplicativo e de manufatura. O especialista em comunicação do projeto, Tyler Strobl, explica que na visão da entidade – que é internacional, cada país possui uma estrutura de comunicação sindical específica. 

“Ficou claro que a presença digital dos sindicatos é algo essencial para o fortalecimento das organizações. Acreditamos que a comunicação digital é um dos principais caminhos para ampliar a influência dos sindicatos e de suas lideranças junto às bases”, ressalta.

Para o comunicador, imprimir maior agilidade e eficácia na comunicação sindical é um desafio global.

O projeto combina comunicação com formação e, por exemplo, realizou uma oficina de Ativismo Digital. Segundo os organizadores, a campanha Coisa de Sindicato já alcançou cerca de quatro milhões de usuários no Instagram.. 

Os participantes do projeto voltarão a se encontrar em janeiro e a campanha de comunicação vai continuar. 

Confira todos os vídeos da série ‘Coisa de Sindicato’: 

tags
CNM coisa de sindicato instagram Movimento sindical redes sociais
VEJA
TAMBÉM