SOLIDARIEDADE

Número de famílias beneficiadas pela Campanha do Agasalho supera 2022

De acordo com Marcelo José da Silva, CSE da Toyota e coordenador da Campanha, a expectativa é que 290 famílias recebam as doações até o término do período das entregas

Carol Fernandes/Imprensa SMetal

Entregas foram realizadas a partir de quinta-feira, 6, em parceria com a Cufa Sorocaba (Central Única das Favelas), Associação Ilê Alaketu Asé Omo Logunédè e Paróquia Nossa Senhora do Povo

Mais de 170 famílias receberam doações de cobertores, roupas e calçados por meio da Campanha do Agasalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Neste ano, a edição tem como tema “Seja solidário, ajude a aquecer o inverno de quem mais precisa”.

Em 2023, a expectativa é atender um total de 290 famílias, de acordo com Marcelo José da Silva, CSE da Toyota e coordenador da Campanha. Ele destaca que os “trabalhadores abraçaram essa causa” e, por isso, foi possível superar os números de famílias beneficiadas pela ação social.

“Nós sabemos que a Campanha do Agasalho ainda não é do tamanho necessário para atender a população de Sorocaba. E embora nós vemos, muitas vezes, a Prefeitura falando que Sorocaba é uma cidade modelo, está longe de ser. Modelo será no dia em que todas as famílias viverem com dignidade”, ressaltou.

Pessoas e famílias beneficiadas

As entregas iniciaram na quinta-feira, 6, com uma ação social voltada à população de rua em Sorocaba. Na ocasião, foram doados 150 marmitas e 110 cobertores, por meio de uma mobilização de dirigentes e trabalhadores do SMetal, que se dirigiram até locais onde há maior concentração de pessoas em situação de rua no município.

No mesmo dia, Marcelo José da Silva (Marcelinho), CSE da Toyota e coordenador da Campanha do Agasalho 2023, e Izídio de Brito Correia, secretário de organização do SMetal, também realizaram a entrega de 40 cobertores para a Associação Ilê Alaketu Asé Omo Logunédè, no bairro Quintais do Imperador. As doações foram recebidas por Pai Nivaldo, que afirmou que “os cobertores são muito bem-vindos” e que “realmente vão aquecer corpos e corações” das pessoas assistidas pela associação.

Já na sexta-feira, 7, os diretores do SMetal levaram 60 cobertores e mais 4 caixas de roupas para a Paróquia Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias. De acordo com o pároco Padre Kojak, as doações devem trazer mais dignidade às cerca de 20 famílias assistidas pela igreja. “Só vive aquele que serve, aquele que trabalha para que o outro também tenha o pão na sua mesa”, disse.

Parceria com a Cufa

O Sindicato dos Metalúrgicos deu continuidade às entregas da Campanha do Agasalho no sábado, 8, com uma ação em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas) de Sorocaba.

Na ocasião, foram beneficiadas famílias com doações de roupas e cobertores nas comunidades Vila dos Sonhos, zona rural da região de Aparecidinha; Santa Rosa, entre os bairros Nova Sorocaba e Novo Horizonte; Canta Sapo e Favela dos Haiti, no Jardim Nova Esperança.

Carol Fernandes/Imprensa SMetal

Drika Martim, presidente da Cufa Sorocaba, ressaltou a importância de ações como a Campanha do Agasalho para pessoas em vulnerabilidade social

“Iniciativas das empresas, dos funcionários, dos movimentos são importantes porque a gente consegue, de fato, garantir a assistência para essas famílias”, disse Drika Martim, presidente da Cufa Sorocaba.

Até o sábado, 15, estão previstas mais entregas da Campanha do Agasalho em instituições de Sorocaba e região.

2ª edição da Campanha do Agasalho cufa sorocaba