Ação Sindical

Negociações do banco de horas e PPR são temas de assembleia na Clesse

Após pressão, empresa recuou de renovar o Banco de Horas individual e vai discutir uma proposta coletiva; durante as negociações, as horas positivas serão pagas como extra

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Divulgação

Assembleia informativa foi realizada com os trabalhadores da Clesse nesta quarta-feira, dia 26, em frente à fábrica

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram na Clesse na manhã desta quarta-feira, 26, conversando com os trabalhadores sobre o andamento das negociações do banco de horas e do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Na oportunidade, foi tratado também das implantações do vale-alimentação e do transporte fretado na empresa, que estão em fase de estudo a pedido do SMetal.

Conforme explica o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, após pressão dos trabalhadores e do Sindicato, a empresa recuou de renovar o Banco de Horas individual para discutir uma proposta de flexibilização de jornada coletiva.

Segundo ele, há aproximadamente três anos a empresa aplicava o banco de horas implementado pela Reforma Trabalhista, sem critérios nem qualquer contrapartida em benefício dos metalúrgicos.

“Após reclamação dos trabalhadores, que muitas vezes tinham medo de se recusar em assinar os acordos individualmente e sofrerem represálias, cobramos a negociação de um banco de horas coletivo, que seguisse os parâmetros do Sindicato, e finalmente conseguimos”, conta.

Com a decisão de recuar sobre a renovação do acordo individual vigente, pelos dois próximos meses ou enquanto durarem as negociações, os metalúrgicos da empresa irão receber as horas positivas como horas extras.

“É uma importante conquista dos trabalhadores, especialmente nesse momento em que estamos retomando o diálogo com a empresa. Mas temos outras demandas represadas, como o vale-alimentação e o transporte fretado”.

Segundo ele, a empresa assumiu o compromisso de dar a resposta sobre a possibilidade de implantação dos benefícios até dezembro, quando é definida a previsão de orçamento de 2024. “A empresa está realizando estudos para verificar a possibilidade de que os benefícios sejam implantados ainda no próximo ano. Estamos acompanhando essa situação de perto e, qualquer novidade, voltaremos à porta da empresa para informar aos trabalhadores”, assegura.

Participação nos Resultados

Na assembleia, Marcelinho informou ainda sobre o andamento das negociações do PPR para 2023. “Realizamos uma primeira reunião, na qual foi formada a Comissão e discutida um pouco sobre as metas e indicadores. Já temos um novo encontro daqui 30 dias, quando daremos início às discussões sobre valores. Nosso objetivo é trazer para a votação dos trabalhadores um Programa condizente com a realidade da fábrica e que atenda às suas reivindicações”, conclui.

A Clesse tem cerca de 80 trabalhadores, fabrica reguladores e acessórios para gás e fica no Alto da Boa Vista, em Sorocaba.

alimentação assembleia banco clesse horas marcelo plr PPR Sorocaba transporte