Paralisação

Metalúrgicos reprovam proposta de PPR 2023 e greve na Condex continua

Valor apresentado pela empresa está abaixo das expectativas dos trabalhadores, que têm como base acordos de outras fábricas do segmento de fios elétricos; proposta foi rejeitada nesta terça-feira, 30

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa

Paralisação teve início na segunda, dia 29; trabalhadores retornarão ao trabalho somente após a empresa formalizar uma proposta digna de PPR 2023 / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Os trabalhadores da Condex, que estão em greve desde segunda-feira, 29, reprovaram uma proposta da empresa referente ao Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023 nesta terça-feira, dia 30, e decidiram dar continuidade à paralisação. Além do PPR, os metalúrgicos reivindicam a criação de mesa permanente de negociação para debater outras pautas represadas, como melhorias no convênio médico, no vale-alimentação e no vale-transporte.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), responsável pelas negociações com a fábrica, logo após os trabalhadores aprovarem a paralisação, ainda na segunda-feira, 29, representantes da Condex convocaram uma reunião para discutir o PPR.

“Só que o valor apresentado está bem abaixo das expectativas dos trabalhadores, que têm como base acordos de outras empresas do mesmo segmento. Por isso, a proposta foi reprovada e estamos aguardando a empresa entrar em contato novamente para discutir melhorias”, enfatiza.

Enquanto a Condex não apresenta uma nova proposta, a paralisação continua. “Infelizmente, após tantos desmandos, falta de diálogo e decisões arbitrárias, os trabalhadores perderam a confiança na empresa e precisaram de ações mais duras, como parar a produção, para ela decidir sentar e negociar conosco. Até que uma proposta digna seja apresentada, a mobilização dos trabalhadores segue com força total”, destaca.

Relembre o caso

Cansados do descaso e das ações arbitrárias da empresa, no dia 24 de maio, os trabalhadores da Condex deram aval para o SMetal protocolar pauta com diversas reivindicações e também um comunicado de greve. A empresa respondeu à pauta somente solicitando a indicação de um representante do Sindicato para dar início à negociação no mês de julho, o que não foi o suficiente para os trabalhadores – que decidiram dar início à greve na segunda-feira, 29.

Na pauta enviada à empresa, estão as seguintes reivindicações: negociar o Programa de Participação nos Resultados de 2023 nos parâmetros de acordos de empresas do mesmo segmento; retomar o desjejum dos trabalhadores do terceiro turno; valorização do vale-compras e do vale-combustível, redução de jornada e melhorias no convênio médico.

De acordo com Verdinho, os trabalhadores decidiram que irão retornar ao trabalho somente após a empresa ao menos formalizar a proposta decente de PPR 2023 e dar início às tratativas das pautas represadas. A Condex fabrica cabos e fios elétricos, fica no bairro Iporanga, em Sorocaba, e tem cerca de 100 trabalhadores.

ação condex greve paralisação plr PPR protesto reprovada sindicato SMETAL Sorocaba Verdinho