Busca
Conquista

Metalúrgicos na Bandai aprovam calendário de dias pontes para 2024

Acordo foi negociado pelo SMetal e aprovado em assembleia na manhã desta segunda-feira, 29

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Bandai fica no Jardim Metropolitano, em Sorocaba, e tem mais de 80 funcionários, em sua maioria, mulheres.

Os trabalhadores da Bandai aprovaram por unanimidade o calendário de dias pontes para 2024  em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 29. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Serão quatro dias pontes ao longo de 2024 e, para compensar esses dias, os trabalhadores vão cumprir uma jornada até as 17h nas sextas-feiras. 

De acordo com o dirigente Wagner Bueno (Sorveteiro), responsável pela negociação com a empresa, o acordo de calendário é fundamental para organizar as folgas dos trabalhadores.

“Começamos a dialogar, também, sobre o PPR, pois em breve vamos pautar a empresa. Por isso é muito importante fortalecer o Sindicato, se sindicalizar, para que possamos organizar as mobilizações necessárias para conquistar nossos direitos”, destaca.

No final do ano, os trabalhadores conquistaram um reajuste nos salários também negociado pelo Sindicato.

A Bandai fica no Jardim Metropolitano, em Sorocaba, e tem mais de 80 funcionários, em sua maioria, mulheres.

Natal Sem Fome

Wagner também agradeceu aos trabalhadores pela solidariedade e contribuição, doando alimentos para o Natal Sem Fome, realizado em dezembro de 2023, que atingiu cerca de 10 mil pessoas na região de Sorocaba.

A campanha é realizada desde 1994 pelo SMetal, com o objetivo de denunciar a fome na cidade e ajudar com que o natal de famílias em situação de vulnerabilidade seja mais feliz.

Campanha salarial 2023

Em dezembro, os trabalhadores da Bandai aprovaram um aumento acima da inflação nos salários, no vale-alimentação e vale-combustível, além da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que passam a fazer parte do Acordo Coletivo com a empresa.

A empresa, que é representada pelo Grupo 8 do patronal nas negociações coletivas, foi inicialmente orientada a aplicar um reajuste de apenas 4%. Com a negociação do SMetal e mobilização dos trabalhadores, a categoria conseguiu avançar na valorização da remuneração e fechar o acordo para categoria. 

tags
bandai calendário 2024 Campanha Salarial dias pontes direitos Natal Sem Fome SMETAL
VEJA
TAMBÉM