A força do SMetal

Metalúrgicos elegem Izídio de Brito vereador de Sorocaba

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Izídio de Brito é secretário de organização do SMetal.

Os metalúrgicos de Sorocaba têm, mais uma vez, um representante na Câmara Municipal de Sorocaba. Após meses de planejamento e trabalho coletivo, a categoria organizada por meio do SMetal, ajudou a eleger o secretário de organização do Sindicato para vereança.

Para o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, esse resultado é consequência do planejamento do Sindicato, que apontou a necessidade de retomar a cadeira neste espaço de decisão tão importante para a transformação da sociedade.

“Esse é mais um ponto vitorioso das metas que apontamos para esta gestão. Com certeza o impacto econômico e social do SMetal contribuiu muito para a eleição do companheiro. Agora o papel do cidadão é fiscalizar e cobrar os vereadores eleitos, porque só assim se avança e conquista melhores condições de vida para os metalúrgicos e para a população em geral”, ressalta.

É o terceiro mandato do diretor sindical que aponta como prioridade, entre outras pautas, a defesa da saúde pública e do investimento na indústria sorocabana. Para o vereador eleito, o SMetal e os metalúrgicos foram fundamentais para sua eleição.

“É uma vitória de toda a classe trabalhadora. Agradeço profundamente a categoria que me deu a oportunidade de me tornar dirigente sindical e, mais uma vez, vereador. Conto com a participação de todos neste mandato popular”, afirma Izídio de Brito.

Impacto e credibilidade

São mais de 47 mil metalúrgicos representados pelo Sindicato que, somente neste ano, foram contemplados com a Campanha Salarial, que tem potencial de injetar R$12,8 milhões por mês na economia de Sorocaba, segundo dados parciais. Já as negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) podem injetar mais de R$273 milhões até o fim do ano.

“E não é só isso. Cada reajuste salarial, avanço no PPR e nos direitos, o poder de compra e a qualidade de vida do trabalhador melhoram. O metalúrgico acompanha tudo isso e, temos certeza, que esta credibilidade do Sindicato contribuiu muito com mais esta conquista na política da cidade”, finaliza Silvio.

Sindicato Cidadão

A participação dos metalúrgicos na política institucional é uma das formas de ampliar a luta para o conjunto da classe trabalhadora. Desde 1992, o SMetal aplica o conceito ‘Sindicato Cidadão’, compreendendo que melhorar a vida do trabalhador vai para além do chão de fábrica.

O SMetal ajuda a manter entidades como o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e a Associação Sorocaba para Desporto de Amputados (ASDA), entre outras. Izídio, que já foi presidente do BAS, destaca que compreende que o poder público falha em políticas sociais para reduzir a desigualdade social.

“Precisamos ocupar esses espaços para que possamos avançar em políticas públicas que combatam a fome e contribuam na geração de empregos”, destaca Izídio.

Izídio fala sobre como os trabalhadores poderão participar do mandato

Nós entrevistamos o secretário de organização do SMetal e vereador eleito, Izidio de Brito, e com perguntas e respostas rápidas falamos sobre como o movimento sindical e o Sindicato dos Metalúrgicos impactaram e influenciaram nesta vitória. Veja:

Qual o maior aprendizado do movimento sindical que você levará para a câmara?

A proximidade com os trabalhadores no chão de fábrica permitiu meu envolvimento em vários assuntos e me levou a melhorar o debate e ampliar a luta por melhores condições no trabalho e
na vida.

Qual foi a importância da categoria metalúrgica na sua eleição?

Os metalúrgicos devem ser a maior parte do meu eleitorado. Como eu fiquei muito tempo na categoria, pude ter contato com os mais jovens e mais antigos na profissão. Então, acredito que tive o reconhecimento do trabalho que fizemos ao longo dos anos no SMetal.

Enquanto diretor do SMetal, qual foi a importância do sindicato na sua vitória?

O sindicato foi muito importante, ajudando a sustentar nossas propostas, com a devida credibilidade da entidade, uma referência para as pessoas definirem o voto. Para você ser candidato, é importante ter uma base de sustentação.

Como funcionará a participação dos metalúrgicos no mandato?

Nós vamos compor um conselho participativo do mandato e os metalúrgicos, com toda a certeza, vão participar. Teremos um cuidado especial com a indústria, porque ela está se transformando, com a chamada revolução 4.0. Precisamos estar atentos às novas relações de trabalho e não tem como falar sobre isso sem os trabalhadores .

Como a categoria pode cobrar o vereador que votou? Qual a melhor forma de participação do trabalhador?

Além dos telefones para contato, teremos um número no WhatsApp e nós vamos usar de todas as ferramentas de comunicação para que as pessoas possam participar. Além da presença física no próprio gabinete, queremos manter um espaço na zona norte da cidade, para facilitar o diálogo com os trabalhadores.

Decisão entrevista Izídio de Brito poder trabalhadores vereança