Busca
Busca
9° Congresso

Metalúrgicos de Sorocaba irão compor nova diretoria da CNM/CUT

Dois dirigentes do SMetal, Silvio Luiz Ferreira da Silva e Kátia Silva Lucas, foram eleitos, na quarta-feira, dia 15 de abril, membros da nova diretoria da CNM/CUT

Imprensa SMetal
DINO SANTOS/CNM

A nova diretoria foi eleita durante o 9° Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos/SP

Dois dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Silvio Luiz Ferreira da Silva e Kátia Silva Lucas, foram eleitos, na quarta-feira, dia 15 de abril, membros da nova diretoria da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT).

A votação, que ocorreu durante o 9° Congresso Nacional da categoria, em Guarulhos, também reconduziu o metalúrgico Paulo Cayres, da Ford do ABC, à presidência da entidade para um novo mandato, de 2015 a 2019.

Silvio Ferreira, o Silvinho, membro da diretoria executiva do SMetal e metalúrgico da Apex Tool, foi eleito para o cargo de Secretário de Juventude da CNM/CUT. Já Kátia Silva, funcionária da Flextronics, fará parte da direção plena da instituição.

Logo após sua reeleição, Cayres ressaltou que o desafio da nova direção será ampliar as ações empreendidas pela entidade e a unidade com os sindicatos e federações da categoria, o Macrossetor da Indústria da CUT e a central sindical.

A chapa, denominada “Unidade Metalúrgica”, foi aprovada por unanimidade pelos delegados do 9° Congresso e conta com 35 membros na diretoria, além de três conselheiros fiscais e três suplentes.

Silvinho Kátia

Eleições na FEM

Em março deste ano, três diretores do SMetal passaram a integrar também a diretoria da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM), eleita durante a 7ª edição do Congresso da entidade. São eles: Adilson Faustino (Secretário Geral) e Valdeci Henrique da Silva (1º Secretário Geral) e Kelly Carmo da Silva (suplente da Executiva).

Confira abaixo a nova direção eleita e o Programa da Chapa:

Programa da Chapa “Unidade Metalúrgica”:

“Não há mais o que esperar. O momento que vivemos nos aponta a necessidade de uma agenda de esquerda e em defesa dos direitos imediatos e históricos da classe trabalhadora. Portanto, a nossa chapa apresenta aos delegados e delegadas o seu programa. Este pequeno e sintético documento foi construído para apontar que não recuaremos na defesa de nossas bandeiras históricas.

Convidamos a todos e todas, delegados ou não, a juntarmos nossas energias para encaminhar aos sindicatos filiados, às entidades sindicais de nossa Central e das outras, aos movimentos sociais, aos partidos e ao povo brasileiro, o nosso compromisso com a luta pela melhoria das condições de vida de todos e todas.

Nesse sentido, defendemos uma jornada de lutas a ser encaminhada pela CNM/CUT que defenda os seguintes pontos:

1. a redução da jornada de trabalho sem redução de salários;
2. o fim do fator previdenciário;
3. a criação de mecanismos de proteção ao emprego;
4. o Contrato de Trabalho nacionalmente articulado, com piso nacional metalúrgico;
5. a luta ampla pela democratização dos meios de comunicação;
6. a luta por educação pública de qualidade, com qualificação profissional e organização da juventude trabalhadora;
7. a defesa do Sistema Único de Saúde público e de qualidade para todos e todas;
8. contra o PL 4330 e todos os projetos que visam a retirada de direitos da classe trabalhadora;
9. pela consolidação do Macro Setor da Indústria na CUT;
10. a luta pela creche como um direito da criança e obrigação do Estado;
11. acesso ao local de trabalho pelos representantes sindicais e contra toda e qualquer prática antissindical, além de investir na organização das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) rumo à Organização no Local de Trabalho.
12. a luta inalienável pelo aprofundamento da democracia e contra todo e qualquer tipo de golpe e pela reforma política;
13. luta contra toda e qualquer discriminação e por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna

tags
CNM CNM/CUT congresso dos metalúrgicos diretoria da CNM Katia Silva metalurgicos de sorocaba Silvio Ferreira SMETAL
VEJA
TAMBÉM