Busca
PPR 2011

Metalúrgicos de mais 8 empresas conquistam acordos de PPR

Mobilização dos trabalhadores é fundamental para que comissão e sindicato fechem bons acordos

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Todos os acordos foram aprovados em assembleia pelos trabalhadores de suas respectivas fábricas

Todos os acordos foram aprovados em assembleia pelos trabalhadores de suas respectivas fábricas

Acordos de programas de participação nos resultados (PPR) foram aprovados em mais oito empresas metalúrgicas da região nos últimos dias. As aprovações aconteceram na Apex Tool (antiga Cooper Tools), nas três fábricas do grupo Prysmian/SPF, Wobben, Honeywell (Jurid), Zobor e Machan. Juntas, essas fábricas empregam mais de 1.700 metalúrgicos.

Todos os acordos aprovados prevêem reajuste bem acima da inflação no PPR. O Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, acumulado dos últimos 12 meses está em 6,44%. Já os reajustes nos acordos variaram entre 10% e 68%, como foram os casos da Honeywell e da Wobben, respectivamente.

O Sindicato dos Metalúrgicos não está divulgando os valores do PPR para não influenciar nas negociações em andamento em outras fábricas.

A assembleia que aprovou o acordo na Apex aconteceu nesta terça, dia 28. No dia anterior, segunda, 27, foram aprovadas as propostas na Honeywell, Zobor e Machan. Na Wobben e no grupo Prysmian/SPF as assembleias foram realizadas em meados deste mês.

Bauma
Na manhã desta quarta-feira, 29, haverá assembleia para votação de uma proposta de PPR na empresa Bauma, em Sorocaba, que emprega cerca de 370 metalúrgicos.

Propostas são rejeitadas na Sidor, Telcon e Lupatech
Os metalúrgicos da Sidor e da Telcon, em Sorocaba, e da Lupatech, em Iperó, rejeitaram esta semana propostas de PPR apresentadas pelas empresas.

No grupo Telcon (formado por três empresas em Sorocaba), os trabalhadores rejeitaram a proposta na segunda-feira, dia 27. Os cerca de 220 trabalhadores do grupo querem que a empresa diminua as metas exigidas para receber o PPR.

Já na Sidor, a rejeição aconteceu em assembleia na tarde desta terça-feira, 28. Os metalúrgicos reivindicam uma nova proposta, que atenda suas expectativas quanto a valor e metas.

Na Lupatech (antiga Tecval), a rejeição também aconteceu na terça, 28. Os aproximadamente 180 funcionários querem valor melhor de participação nos resultados.
O Sindicato informa às empresas que está disposto a dar continuidade às negociações.

Sindicato combra PPR para terceirizados no grupo ZF
Os dirigentes sindicais que atuam no grupo ZF aguardam há duas semanas resposta das empresas [ZF Brasil, Sistema e Lemforder] sobre a pauta de reivindicação de PPR para os trabalhadores da empresas terceirizadas que prestam serviço nas três plantas do grupo.

Os trabalhadores nas empresas-mãe já foram contemplados com acordos do PPR de 2011, “mas os funcionários das terceirizadas ainda não”, alerta o dirigente Clériston Cristóvão Pereira.

O sindicalista espera que as reuniões para discutir o benefício dos terceirizados comecem em breve e pede, também, que os trabalhadores se mantenham unidos, caso haja necessidade de paralisação para se conquistar o PPR.

tags
apex Honeywell lupatech machan PPR proposta de ppr Prysmian Wobben zobor
VEJA
TAMBÉM