Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 04, os metalúrgicos conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2024. O benefício, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), é 7,8% maior que o do ano passado.
O PPR deve ser pago aos trabalhadores em duas parcelas: a primeira, ainda neste mês de setembro e a segunda, em março de 2025.
O dirigente do SMetal responsável pelas negociações com a fábrica, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), ressalta que o PPR é um benefício que depende da negociação sindical.
“Essa é uma forma da empresa demonstrar que valoriza os trabalhadores, já que somos nós que garantimos a produção. É por isso que o SMetal sempre trabalha para negociar e garantir esse benefício, que com certeza faz diferença no bolso do trabalhador”, ressalta.
A Italterm fabrica sensores descartáveis, instrumentos e acessórios para medição de temperatura e análise térmica de metais líquidos, tem cerca de 50 trabalhadores e fica no bairro Vossoroca, em Votorantim.
Outras negociações
Ainda neste ano, os trabalhadores da Italterm garantiram um aumento real nos salários, acima da inflação, em relação à Campanha Salarial de 2023, cujas negociações foram feitas de forma individual.
Porém, neste ano, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e o SMetal garantiram negociação histórica com os grupos patronais e encerraram, majoritariamente, a Campanha Salarial de 2024 antes da data-base da categoria.
Na última semana, uma Assembleia Geral da categoria aprovou o aumento real de 1,2% somado à reposição da inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto deste ano, além da renovação das cláusulas sociais que ampliam os direitos dos metalúrgicos.
As fábricas representadas pelo Grupo 2 nas negociações coletivas, como é o caso da Italterm, estão contempladas neste acordo.
“É uma vitória sem precedentes. Estamos felizes em poder garantir o poder de compra da categoria em uma negociação que, pela primeira vez, não se arrastou após o dia 1º de setembro, a nossa data-base”, comemora Marcelinho.