Busca
Campanha Salarial

Metalúrgicos da Gerdau têm assembleia de mobilização por aumento real

Nesta terça-feira. 14, trabalhadores aprovaram disposição de irem à luta para pressionar os patrões a apresentarem uma proposta que atenda às reivindicações da categoria

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Assembleias da Campanha Salarial na Gerdau, em Araçariguama, aconteceram nesta terça-feira, dia 14

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical (CSE) da Gerdau realizaram nesta terça-feira, dia 14, assembleias para mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras da empresa em busca de aumento real nos salários e manutenção dos direitos.

Nas assembleias, que ocorreram em todos os turnos, os trabalhadores foram informados sobre a situação das negociações com a fábrica e no Sicetel, bancada patronal na qual a Gerdau está cadastrada, e aprovaram ainda a disposição de irem à luta para pressionar os patrões a apresentarem uma proposta de Campanha Salarial que atenda às reivindicações deliberadas pela categoria.

De acordo com coordenador do CSE da Gerdau, Clodoaldo Lisboa, na categoria, já são cerca de 200 empresas com acordos aprovados, que garantem aumento real nos salários e renovação das cláusulas sociais que constam na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Lógico que o reajuste nos salários, com aumento real, é importante, mas temos que defender a nossa Convenção Coletiva. Sem a renovação das cláusulas sociais, o trabalhador fica desprotegido e sem diversos direitos, como a estabilidade pré-aposentadoria e em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional, adicional noturno maior que na CLT e tantos outros. Por isso é tão importante a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da Gerdau”, assegura Clodoaldo.

André Rogério da Silva (Andrézinho), membro do CSE da Gerdau, reforça a importância da unidade entre metalúrgicos e Sindicato na luta por aumento real nos salários e renovação das cláusulas sociais. Segundo ele, a reivindicação da categoria é por um reajuste salarial de 6,14%, que representa 4,06% da inflação da data-base, mais 2% de aumento real.

“O principal intuito com as assembleias foi de demonstrar aos trabalhadores a real situação das negociações. Enquanto o Sicetel se nega a apresentar uma proposta que atenda à reivindicação da categoria, a Gerdau recebeu a pauta do Sindicato, porém ainda não aceitou negociar por empresa”, explica.

E completa: “Só a luta constrói conquistas e chegou o momento de unir os trabalhadores e, se necessário, dar início às assembleias mais longas, protestos e até mesmo paralisações. Esse é o caminho que precisamos trilhar para sairmos vitoriosos em mais uma Campanha Salarial”.

Além dos membros do CSE da Gerdau, fazem parte da mesa de negociação com a empresa o assessor sindical Francisco José Ferreira (Simone) e o membro do Comitê Sindical de Aposentados (CSA), Sergio Henrique de Oliveira Soares (Bigode), funcionário na Gerdau.

Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba. A Gerdau fica na Rodovia Castello Branco, em Araçariguama, e tem cerca de 400 trabalhadores.

tags
assembleia aumento campanha CSE gerdau mobilização reajuste salarial sindicato
VEJA
TAMBÉM