Política

Metalúrgicos da CUT elegem representantes na Alesp e na Câmara Federal

Luiz Marinho, metalúrgico aposentado da Volks e ex-ministro do Trabalho, foi eleito deputado federal com 156.202 votos. Já Teonílio Barba trabalhou na Ford e foi reeleito para a Alesp com 108.071 votos

Divulgação/Imprensa Luiz Marinho
Ex-metalúrgicos, Luiz Marinho e Barba são oriundos do movimento sindical do ABC

Eleger políticos que efetivamente representem a classe trabalhadora, essa é e sempre foi uma das pautas defendidas pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Nas eleições de 2022, a categoria metalúrgica da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado de São Paulo conquistou cadeiras na Assembleia Legislativa e também na Câmara dos Deputados – ambos de São Bernardo do Campo.

Luiz Marinho (PT), metalúrgico aposentado da Volkswagen e ex-ministro do Trabalho e da Previdência, foi eleito deputado federal com 156.202 votos. Já Teonílio Monteiro da Costa (PT), o Barba, trabalhou na Ford e foi reeleito para o seu terceiro mandato como deputado estadual com 108.071 votos.

Em entrevista à Imprensa SMetal, os parlamentares metalúrgicos eleitos contaram um pouco sobre os próximos desafios e fazem uma análise dos resultados das eleições deste ano.

“O nosso primeiro desafio é derrotar o fascismo e o retrocesso que representa o Bolsonaro no Brasil e o Tarcísio Freitas aqui no Estado de São Paulo, o forasteiro”, enfatiza Barba. A expectativa é, logo que definida o governador do Estado de São Paulo, dar início às discussões da composição na Assembleia Legislativa.

Ele comenta ainda sobre a importância do crescimento da bancada petista na Casa de Leis. “Tirando o Zé Américo, que não disputou a reeleição, conseguimos reeleger os nove deputados atuais e garantir outros nove parlamentares. Ao todo, a aliança que apoiou o Haddad em São Paulo elegeu 28 deputados, sendo 18 do PT, cinco do Psol, três do PSB, um da Rede e a Lecy Brandão, do PCdoB. Isso foi muito importante”, comemorou.

Além de atuar em defesa da classe trabalhadora e de minorias sociais, ele conta que uma das prioridades do novo mandato é derrubar o veto do então governador João Dória (PSDB) à emenda aglutinativa de sua autoria, inserida dentro do IncentivAut (Projeto de Lei nº 752).

“A parte vetada é o coração do projeto, no qual trata de pesquisas de desenvolvimento, do incentivo ao motor híbrido e elétrico à álcool, do modal de ferramentaria, entre outros. A emenda foi criada para fortalecer ainda mais o setor automotivo e a gerar empregos no Estado de São Paulo, por isso será um dos projetos que vou lutar para derrubar o veto na Alesp e transformar em Lei”, assegura.

Além de Luiz Marinho e Barta, os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo tiveram outros quatro candidatos: Leandro Soares, de Sorocaba, e Herivelto Vela, de Pindamonhangaba, concorreram a deputado estadual; Vicentinho e Paulo Cayres, ambos do ABC, para deputado federal.

Desafios na Câmara dos Deputados

Apesar de uma vasta experiência em cargos públicos, como ministro do Trabalho e da Previdência e prefeito de São Bernardo do Campo, é a primeira vez que Luiz Marinho (PT) vai assumir uma cadeira no Legislativo. Ele conversou com o presidente do SMetal, Leandro Soares, sobre os desafios e perspectivas para o mandato.

“Tivemos uma ampla destruição dos direitos nos últimos anos e isso afetou diretamente a classe trabalhadora. Nosso compromisso é eleger o presidente Lula e Haddad para governo para retomar o crescimento do país, para que as pessoas possam ter acesso a saúde, educação, moradia novamente. Podemos voltar ao tempo em que o povo brasileiro era considerado feliz”.

O bate papo completo de Leandro Soares com Luiz Marinho você confere em breve no canais de comunicação do SMetal.

ABC Alesp barba câmara cut Deputado eleição eleito entrevista luiz marinho metalúrgico SMETAL Sorocaba teonilio