Busca
Intercâmbio

Metalúrgicas de Moçambique visitam Sindicato em Sorocaba

A visita faz parte do Projeto de Cooperação Internacional de Formação de Mulheres Metalúrgicas em Moçambique para formar um grupo de liderança de mulheres metalúrgicas no país

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

As trabalhadoras de Moçambique se reuniram com dirigentes do Sindicato. Na foto, Valdeci Henrique da Silva, um dos dirigentes

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 21, a visita de uma delegação de cinco trabalhadoras metalúrgicas de Moçambique.

Antes de se reunirem com dirigentes do Sindicato em Sorocaba, as trabalhadoras moçambicanas participaram de reunião com metalúrgicas da Flextronics. A Flextronics de Sorocaba produz produtos eletrônicos e tem cerca de 4.500 funcionários, a maioria mulheres.

À tarde, ainda em Sorocaba, as sindicalistas conheceram o trabalho realizado pelos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso), no bairro Além Ponte.

A visita faz parte do Projeto de Cooperação Internacional de Formação de Mulheres Metalúrgicas em Moçambique, desenvolvido em parceria entre a CNM/CUT, a IndustriALL Global Union (a entidade internacional que representa os metalúrgicos, químicos e têxteis), o UNIFOR (sindicato canadense dos metalúrgicos e trabalhadores de vários setores) e pelo SINTIME (Sindicato Nacional dos Trabalhadores/as nas Indústrias Metalúrgica, Metalmecânica e Energia de Moçambique).

A delegação é composta por Inocência Ernesto Tembe, do Sindicato dos Metalúrgicos de Moçambique e Coordenadora do Comitê Nacional da Mulher, e pelas trabalhadoras Margarida Raul Caza, Carla Thomaz Guambe, Sandra Maria Monjane e Ana Vanessa de Figueiredo Bernardo.

No início da semana, elas estiveram no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e participaram de um dos módulos do curso sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana. Conheceram também a sede da entidade e as instalações da TVT (TV dos Trabalhadores).

Formação de lideranças

O projeto foi concebido para formar um grupo de liderança de mulheres metalúrgicas, reforçar a cooperação e articulação das mulheres entre os comitês regionais e internacionais de Moçambique, além de estreitar os laços de cooperação e solidariedade entre as entidades envolvidas.

Entre 2012 e 2013, foram realizados cinco encontros em Moçambique, com dirigentes da CNM/CUT coordenando a troca de experiências entre metalúrgicas desses dois países. Os temas abordados foram: as mulheres e o movimento sindical; a participação política das mulheres; gênero e direitos humanos e negociação coletiva.

As trabalhadoras de Moçambique e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba em visita a Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba)
(Foto: Naiçara Garbin/Ceadec)

tags
intercâmbio metalúrgicas moçambique mulhres sindicato sindicato dos metalurgicos de sorocaba
VEJA
TAMBÉM