Campanha Nacional

Mais de 1 tonelada de alimentos é arrecadada no Dia da Coleta, em Sorocaba

A ação é organizada anualmente pela ONG Companhia das Obras e parte dos alimentos arrecadados serão destinados ao BAS

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Meire Ellen Rodrigues, assistente social do BAS, destaca que campanhas como essa ajudam o Banco a seguir combatendo a fome na região.

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos, promovido pela ONG Companhia das Obras, no último sábado, 11, arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis em Sorocaba. Em todo o Brasil, a campanha coletou mais de 91 toneladas de alimentos.

Parte desses alimentos, coletados nos supermercados Coop Itavuvu e Árvore Grande, foi destinada ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). O BAS irá distribuir esses alimentos para as entidades cadastradas na instituição nas próximas semanas.

Marcelo Oliveira, coordenador da ação em Sorocaba, lembra que houve queda na arrecadação de alimentos do BAS neste ano e que ações como esta são importantes.

“A necessidade do outro é sempre maior do que estamos fazendo, mesmo assim é um gesto grande, de um alcance muito concreto, mas sabemos que ainda é pequeno diante da necessidade”.

“Nosso trabalho é permanente e, ao longo deste ano, as arrecadações caíram, por isso agradecemos mais um ano de parceria com a campanha, que vai fazer a diferença na vida de muita gente”, conta Meire.

Solidariedade

A campanha é viabilizada pelo trabalho de voluntários. A técnica em nutrição, Tereza Almeida, que foi assistida pelo BAS, conta que faz trabalho voluntário desde criança, incentivada por sua mãe.

“Faz 5 anos que faço parte da campanha de coleta de alimentos. Em uma época, eu estava passando fome em casa mesmo, era um perrengue, mas eu não contava pra ninguém. Continuava fazendo o voluntariado no BAS, porque quando eu precisei, eles estavam lá. Precisamos aumentar a arrecadação de alimentos, porque a fome tem pressa. Para mim, essa solidariedade da campanha de alimento não é só alimento”, conta Tereza.

combate à fome Dia Nacional da Coleta de Alimentos segurança alimentar solidariedade