Na finalização de uma agenda intensa por Sorocaba, na última sexta-feira, dia 28 , o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou de uma palestra no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e falou sobre diversos temas importantes para o mercado de trabalho, reindustrialização e a importância do SMetal para a cidade e para a categoria.
O presidente da entidade, Leandro Soares, abriu a atividade falando a respeito da importância de receber o ministro no SMetal. “O Sindicato é uma casa de luta e resistência e se honra em estar na vanguarda das discussões políticas e sociais”, afirmou Leandro.
Marinho respondeu perguntas enviadas pelas lideranças presentes no evento. Entre os assuntos abordados estiveram a inserção de jovens no mercado de trabalho e as políticas de equidade salarial entre os gêneros. Para além dos temas econômicos e de inserção no local de trabalho, os convidados também fizeram questionamentos acerca do combate ao assédio no ambiente de trabalho e promoção de práticas sustentáveis que visem a saúde e segurança dos trabalhadores.
A reindustrialização do país esteve no radar do ministro. Em sua fala, Marinho abordou as políticas atuais de trabalho e desenvolvimento industrial e como os programas anunciados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão sendo adaptados para promover uma transformação sustentável que alinhe crescimento econômico com justiça social.
Marinho passou a manhã em visitas às fábricas Toyota e Bardella, ambas metalúrgicas e representadas – dentro do enquadramento sindical – pelo SMetal. Essas agendas também foram repercutidas e, sobre a importância do Sindicato na perspectiva das negociações, Marinho afirmou que a atuação é determinante.
“Quando essa instituição é altamente representativa, estabelece um diálogo de alto nível com o mundo empresarial. Isso mantém o processo organizativo dos trabalhadores e, se necessário for, pode recorrer à resistência em defesa de sua categoria”, disse durante sua palestra.
Para conferir o seminário completo, basta acessar a live no Youtube do Sindicato. Assista agora na íntegra.