Busca
Toyota

Linha do tempo: Negociações do SMetal também geram emprego

Diálogo e boas relações entre a montadora e SMetal foram fundamentais para a realização do maior plano de investimento da empresa na região; confira a linha do tempo

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

O SMetal participou de diversas negociações com a Toyota, que resultaram em um anúncio, feito no início de março, de um investimento de R$11 bilhões, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis híbrido-flex, que devem gerar cerca de dez mil empregos, diretos e indiretos, em Sorocaba e Porto Feliz. Confira abaixo a linha do tempo das negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Toyota.

Para o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, é importante ressaltar que esse anúncio mostra que o compromisso firmado nas eleições sindicais de 2021, de ter um sindicato forte, atuante e em busca constante pela geração de emprego e investimentos, continua sendo executado de acordo com a missão desta gestão.

“Esta conquista demonstra confiança na política e negociações que fazemos localmente, nas quais os acordos são sempre honrados e respeitados do início ao final. Há muito tempo negociamos investimentos, fizemos várias viagens ao Japão, demonstrando que nós éramos uma cidade confiável”, completa.

A Toyota em Sorocaba emprega hoje mais de três mil metalúrgicos. Nas fornecedoras da montadora, estão empregados outros oito mil trabalhadores. Já a fábrica de Porto Feliz tem 640 funcionários.

Industrialização na Região

Sendo o maior plano de investimento da Toyota no Brasil, as obras estão previstas para começar em abril deste ano. A planta da empresa em Sorocaba deve passar a fazer montagem de baterias e, Porto Feliz, passará a produzir o motor híbrido. A montadora destaca que o objetivo é promover a descarbonização, através de novas tecnologias de eletrificação, considerando que exporta carros para 22 países.

Durante o anúncio, o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, afirmou que esse investimento marca um novo capítulo da história da empresa no Brasil.

“Desde sempre acreditamos no Brasil e nos brasileiros e, por isso, decidimos construir aqui uma importante base industrial, para atendimento do mercado local e regional. Agradeço também a importante liderança e nosso parceiro, Leandro Soares, à frente do SMetal, que trabalhou de forma incansável para realizar o grande sonho de duplicar as instalações produtivas na planta de Sorocaba”, disse Rafael.

Linha do tempo: Negociações do SMetal também geram emprego
Imprensa SMetal
tags
geração de emprego industrialização investimento Negociações SMetal NIB toyota
VEJA
TAMBÉM