Busca
Futebol de Amputados

Líder no Paulista, São Bento FA conquista vaga na Copa do Brasil

Com direito a goleadas por 7x0 e 11x0, Azulão se classificou para a semifinal do Paulista no topo da tabela; jogos da sexta e sétima rodada aconteceram no sábado, 20, em Sorocaba, com apoio do SMetal

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal

Na partida pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o São Bento Futebol de Amputados goleou a Portuguesa por 7×0 / Foto: Daniela Gaspari / Imprensa SMetal

Antes de dar início às partidas da sexta e sétima rodadas do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, que aconteceram em Sorocaba no último sábado, dia 20, Adilson Nunes, presidente da Associação Sorocaba na modalidade (ASFA) – mantenedora dos times São Bento e Evolução -, revelou à Imprensa SMetal que o objetivo era conquistar a liderança do torneio e, assim, vaga para a Copa do Brasil de Amputados.

Com direito a goleadas nas duas vitórias, o resultado foi alcançado pelo São Bento FA. A primeira conquista foi em cima da Portuguesa, por 7 a 0, e a segunda contra o Leões RBC, com o placar final de 11 a 0. Assim, Azulão se classificou no topo da tabela do Campeonato Paulista e disputa vaga na final contra a Ponte Preta.

Já o Evolução venceu a partida contra o Guarulhos, por 4 a 2, pela sexta rodada do campeonato. Na disputa com o Ourinhos, o time de Sorocaba levou a pior e perdeu por 8 a 0. A equipe terminou a etapa de grupos em sexto lugar e não conseguiu vaga para a Copa do Brasil. As partidas aconteceram na Arena Play Sorocaba, no Jardim Novo Horizonte.

Parceiros

De acordo Adilson Nunes, a realização da sexta e sétima rodada em Sorocaba só foi possível graças aos parceiros da Associação Sorocaba de Futebol de Amputados (ASFA), como o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). “O SMetal hoje é o grande patrocinador de todo esse evento e do esporte na cidade, que só vem crescendo no país. Eles acreditaram na modalidade desde o início. Antes, éramos 12, hoje são mais de 24 times em todo o Brasil”, destacou.

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Em agradecimento ao apoio, o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de administração, Tiago Almeida, foram presenteados com uma bola oficial pela CBFA / Foto: Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Diego Nunes, coordenador de futebol e tesoureiro da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA), responsável pela organização de todas as competições a nível estadual e nacional, também enfatizou o quanto é gratificante observar o crescimento da modalidade, que se torna cada vez mais profissional e acolhedora para os atletas.

“O futebol de amputados é algo de suma importância para a sobrevivência dessas pessoas que perderam um membro ou que nasceram com má formação congênita. O esporte está ‘linkado’ com a saúde, segurança, lazer e outras várias questões que o próprio Estado deveria proporcionar e, muitas vezes, por algumas falhas, não proporciona”, explicou.

Segundo ele, para o próximo ano, a associação deve dar início a um projeto para o fomento do futebol de amputados para crianças e adolescentes e, em 2015, tem o Campeonato Mundial de Futebol de Amputados Feminino. Sorocaba é um dos pioneiros na categoria.

Sindicato Cidadão
Presentes nos jogos em Sorocaba, o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de administração e finanças da entidade, Tiago Almeida do Nascimento, ressaltaram o orgulho que é apoiar a Associação Sorocaba de Futebol de Amputados desde o início. Inclusive, em agradecimento à parceria, os dirigentes foram presenteados com uma bola oficial pela CBFA.

Para Leandro, poder receber a todas as delegações do Estado e proporcionar uma boa estrutura para a realização dos jogos é extremamente gratificante. “Enquanto Sindicato Cidadão, sempre na linha da inclusão social, ficamos muito contentes com o profissionalismo e com os rumos que o futebol de amputados vem tomando. É um orgulho ver a modalidade se profissionalizando e se estruturando cada vez mais e convidamos a todos e todas para conhecer um pouco mais sobre o esporte e também o trabalho da ASFA”.

Durante a abertura da rodada de jogos, Tiago Almeida parabenizou os atletas e os times de amputados por fazerem, por iniciativa própria, o que o poder público não faz enquanto política pública para a inclusão.

“É importantíssimo entender que eles poderiam ser apenas pessoas com deficiência, mas eles escolheram ser atletas e servir de inspiração para homens e mulheres, demonstrando que a inclusão é mais do que necessária, ela é possível. Para nós, do SMetal, que é um Sindicato Cidadão, apoiar o Futebol de Amputados é dizer para Sorocaba e região que todos merecem ter espaço e oportunidades e que podem, sim, ser inspiração para todos”, concluiu.

A Associação Sorocaba de Futebol de Amputados foi criada em julho de 2019 e, há dois anos, compete nos campeonatos Estaduais e Nacionais. Em 2022, o São Bento FA ficou em segundo lugar na categoria geral na modalidade.

tags
adilson amputados asfa associação cidadão esporte evolução Futebol inclusão São Bento SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM