Busca
Sorocaba

Leitos do Hospital Leonor são reabertos nesta sexta

O quarto andar do hospital Leonor Mendes de Barros, que integra o CHS, foi reaberto nesta sexta-feira, dia 2, após manifestações realizadas durante a semana contra a desativação dos 56 leitos do local

Imprensa SMetal
Gabrielli Duarte/Imprensa SMetal

Na quarta-feira, dia 30, alunos de medicina da PUC realizaram protesto em frente ao hospital

O quarto andar do hospital Leonor Mendes de Barros, que integra o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), foi reaberto nesta sexta-feira, dia 2, após manifestações realizadas durante a semana contra a desativação dos 56 leitos do local.

A diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do estado de São Paulo (Sindsaúde), Luciana Vieira Marques, informou na manhã de hoje, 2, que o andar está sendo reativado aos poucos. “Os quartos estão sendo readequados, de seis pessoas passa a acomodar quatro, seguindo orientações da vigilância sanitária”, explicou Luciana.

O anúncio da reabertura do quarto andar do hospital aconteceu nesta quinta-feira, dia 1, durante visita do secretário estadual da saúde, David Uip, ao local. Ele contou ainda que dos 56 leitos fechados, 40 voltam a funcionar e 16 são desativados por orientação da vigilância.

Para a diretora do Sindicato, a reativação dos leitos aconteceu devido à repercussão dos protestos que ocorreram contra a desativação dos leitos durante a semana. A primeira manifestação foi realizada pelo Sindsaúde e funcionários do hospital na terça-feira, 29, e a segunda na quarta-feira, dia 30, por estudantes de medicina da PUC, alguns já atuando como médicos residentes.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba atende pacientes de 48 cidades.

Relembre o caso

Desde sexta-feira, dia 25, o hospital vinha promovendo o remanejamento de pacientes, com o objetivo de desocupar o quarto andar da unidade, onde funcionava a clínica médica. Os pacientes estavam sendo transferidos para o andar superior, onde funciona a ala cirúrgica.

Segundo o Sindsaúde, o CHS já havia anunciado o corte de verbas estaduais para o hospital, mas o secretaria da saúde negava a informação. Em nota à Imprensa SMetal, a secretaria estadual afirmou que o hospital estaria passando por reformas e “por isso, houve uma reestruturação temporária dos leitos”.

tags
desativação hospital leonor leitos quarto reabertura saúde secretaria sindsaude Sorocaba
VEJA
TAMBÉM