Busca
Cultura

Lançamento do livro “Companheiros” reúne mais de 500 pessoas

A obra escrita pelo jornalista Carlos Araújo traz uma galeria de imagens históricas e apresentação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Imprensa S/Metal
Foguinho

Araújo autografou centenas de exemplares durante o lançamento; a obra está à venda na sede do Sindicato

Mais de 500 pessoas prestigiaram, na última sexta-feira, dia 23, o lançamento do livro “Companheiros – A hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba”, do jornalista e escritor Carlos Araújo. A solenidade, com noite de autógrafos, foi realizada no salão de eventos do Monteiro Lobato, no Jardim Itanguá, e contou com presença de dezenas de dirigentes e ex-dirigentes sindicais, personagens entrevistados para o livro, autoridades, historiadores e jornalistas.

A obra, editada pela Loja de Ideias, é resultado de dois anos de pesquisas e entrevistas realizadas por Araújo e relata a trajetória da categoria metalúrgica na região desde a década de 1930 até os dias atuais. “A gente fica muito emocionado e feliz ao ver esse livro porque relata a história do Sindicato e, de certa forma, também a história do meu pai”, disse Francis Fernando da Silva, filho do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região na década de 80, Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, falecido em dezembro de 2008.

“Companheiros” revela a estreita relação entre o ex-presidente Lula com Bolinha, até hoje reconhecido e respeitado por sua capacidade de organização sindical e estratégias políticas e sociais não somente em Sorocaba, mas também na região do ABC paulista, onde trabalhou e se tornou amigo de Lula, ainda nos anos 60.

Ex-diretor do sindicato e atual deputado estadual, Hamilton Pereira considera a obra um resgate histórico da luta dos metalúrgicos de Sorocaba. “É uma felicidade podermos participar do lançamento desse grande documento histórico que está sendo editado para a história e para a posteridade”, comenta.

Um dos incentivadores do livro, o ex-presidente do Sindicato e atual vereador de Sorocaba, Izídio de Brito, afirmou que o livro “Companheiros” deve ser apenas o ponta pé inicial do resgate da história dos trabalhadores da região.

Questão de classe
O atual presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, ressalta que apesar de o livro focar prioritariamente a trajetória dos metalúrgicos da cidade, a obra também aborda “a história de toda classe trabalhadora” de Sorocaba, com sindicatos de outras categorias importantes como a dos Condutores, trabalhadores do seguimento dos vestuários e têxteis. “Foi a partir dos metalúrgicos que CUT começou a crescer na cidade”, comenta.

Ex-presidente do Sindicato eleito em 1989 sucedendo Bolinha, o professor de História e assessor de formação do Sindicato, Geraldo Titotto Filho, acrescenta que Araújo teve sensibilidade refinada para retratar a história e a importância da categoria metalúrgica de Sorocaba. “E não dá para falar de Sorocaba sem falar na luta e na organização dos trabalhadores metalúrgicos”.

Também ex-presidente do Sindicato, Carlos Roberto de Gáspari cita Marx, para ressaltar que a história da sociedade é a história da classe trabalhadora. “Então, essa história que tivemos em Sorocaba, protagonizada pelo Bolinha, pode servir de exemplo e modelo para que o movimento sindical se baseie para se organizar a partir de agora”, sugere.

tags
prestigiaram livro carlos araujo autor companheiros metalurgicos sindocato dos metalurgicos sorocaba evento fotos galeria de imagens videos jornalista
VEJA
TAMBÉM