Busca
SAIBA MAIS

INSS: Atendimento presencial pode ser agendado a partir desta segunda, 14

Atendimento espontâneo também voltará a acontecer para orientações e suporte em casos excepcionais. Mais de 90 serviços continuam sendo oferecidos pelos canais remotos

Foguinho/Imprensa SMetal
Agência central do INSS em Sorocaba é uma das que retomam atendimento

Agência central do INSS em Sorocaba é uma das que retomam atendimento

O INSS retoma, a partir desta segunda-feira, 14, o agendamento para atendimento presencial nas unidades de todo o país. O segurado poderá ir até uma agência com hora marcada pelo Meu INSS, via site ou aplicativo (IOS ou Android). Também é possível fazer o agendamento pelo telefone 135.

De acordo com o governo, é importante frisar que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, ou seja, não é preciso comparecer nas agências. São 91 serviços oferecidos pelos canais remotos.

Além disso, o trabalhador e a trabalhadora que não têm acesso à internet ou telefone, poderão contar com o atendimento presencial espontâneo nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem a necessidade de agendamento prévio . No local ele poderá realizar o agendamento ou tirar dúvidas.

A suspensão dos serviços nas agências aconteceu em 2020 por causa da pandemia de Covid-19 e todo atendimento realizado até hoje só acontecia via agendamento prévio. Com a nova decisão, passa a ser realizado o atendimento espontâneo, ou seja, aquele que passa pela triagem do autoatendimento ou no guichê para informação, sem que o cidadão precisa agendar pela internet.

De acordo com o INSS, o prazo é para definir quais serão as agências que conseguirão prestar este tipo de atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento. “O INSS reforça seu compromisso social com a população em manter o atendimento contínuo com constantes aprimoramentos para que nenhum segurado seja prejudicado”, disse a publicação.

Confira os atendimentos espontâneos que estarão disponíveis:

  • Orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Atendimento por decisão judicial;
  • Agendamento de serviços;
  • Emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br
  • Acesso aos serviços de Autoatendimento Orientado

Para os chamados “Atendimentos Simplificados”(casos baixa complexidade) e “Atendimentos Específicos” (casos de alta complexidade), o agendamento deve ser feito pela Central 135 ou na própria agência.

Confira a lista dos atendimentos simplificados que devem ser agendados:

  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • Bloquear/desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado;
  • Alterar Local ou Forma de Pagamento;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • Devolução de Documentos;
  • Retirada de Histórico de Atendimento de Chat ou Central 135;
  • Orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos.

Entre os serviços de alta complexidade estão:

  • Órgão mantenedor do benefício inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Tarefas concluídas com erros na inclusão de documentos ou relatórios, como despacho conclusivo divergente da formatação no sistema de benefício, encerramento da tarefa por erro de sistema; utilização de Número de Identificação do Trabalhador (NIT) de terceiro ou equívoco na atribuição do NIT do titular, dependente, instituidor ou representante legal;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Solicitação da contestação de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP).

Ainda de acordo com a portaria, a emissão de extratos também precisa de agendamento, que pode ser realizado na triagem das próprias agências. Entre os extratos, estão os de: empréstimo, pagamento de benefício/histórico de crédito, extrato previdenciário, carta de concessão do benefício e a declaração de beneficiário do INSS.

tags
aberta agencia agenciasinss atendimento atendimentoinss atendimentopresencial espontaneo INSS presencial previdencia previdenciario Sorocaba
VEJA
TAMBÉM