Busca
Santa Casa

Iniciada construção de local para tratamento de câncer

Tiveram início as obras de construção da casamata na Santa Casa, que abrigará o acelerador linear utilizado para tratamento de pacientes com câncer e evitará que pacientes viagem atrás do tratamento

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Segundo o vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), a construção de um local adequado para o equipamento vem sendo cobrado há mais de seis anos

Tiveram início as obras de construção da casamata na Santa Casa de Sorocaba, que abrigará o acelerador linear, utilizado para tratamento de pacientes com câncer. Além de melhorar a eficácia, o novo aparelho deve evitar que sorocabanos tenham que viajar grandes distâncias atrás do tratamento.

Segundo o vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT) (foto), a construção de um local adequado para o equipamento vem sendo cobrado há mais de seis anos, desde que foi liberada verba à Santa Casa para a compra do acelerador linear, que deverá substituir a bomba de cobalto, que está com mais de 40 anos de uso.

“A utilização da bomba de cobalto é ultrapassada e prejudicial ao paciente. Com o acelerador linear, a eficácia do tratamento chega a ser quatro vezes maior, aumentando o tempo de sobrevida e, em muitos casos, até a cura do paciente”, explica o vereador.

Segundo o gestor do hospital, José Luiz Pimentel, a casamata terá 226 m² e será construída no espaço onde funcionava um ambulatório de especialidades médicas. Em média, 400 pacientes fazem tratamento de câncer por mês na Santa Casa.

tags
acelerador câncer casa Izídio de Brito jose linear luiz Pimentel PT santa saúde Sorocaba tratamento
VEJA
TAMBÉM