Custo de vida

Inflação sobe em maio e atinge 0,98% no mês

Divulgação

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) atingiu quase 1% em maio (0,98%).

O custo de vida no mês subiu 0,34% em relação a abril, quando o índice fechou em 0,64%.

Os itens que mais contribuíram para aumentar o INPC de maio foram do grupo dos não alimentícios, como habitação, saúde, cuidados e despesas pessoais. Nesse caso, a variação em maio chegou a 1,05%. Em abril, a inflação nesse grupo foi de 0,43%.

O que impediu que a inflação de maio fosse ainda maior foi a ligeira redução no custo ao consumidor de itens do grupo dos produtos alimentícios. Nesse grupo, a variação em maio foi de 0,83% contra 1,11% em abril.

Nos últimos 12 meses o INPC está acumulado em 9,82% (abril de 2015 a maio de 2016).

Campanha salarial

Em relação às perdas salariais dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM), a inflação está acumulada em 8,08% desde setembro de 2015, quando a categoria teve sua mais recente data-base.

Os cálculos sobre o INPC/IBGE foram compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/Subseção Metalúrgicos Sorocaba).

O economista responsável pela Subseção do Dieese, Fernando Lima, destaca que a perda salarial de 8,08%, relacionada com a inflação acumulada desde setembro, refere-se aos últimos nove meses. “Ainda faltam três meses para a nova data-base da categoria metalúrgica e não detectamos tendência de queda na inflação”, ressalta.

acumulado atinge Imprensa SMetal inflação mes de maio mses porcentagem