Investimento

Inaugurada fábrica da Toyota em Sorocaba

A capacidade da produção inicial da planta, cujo investimento foi de U$ 600 milhões, é de 70 mil veículos por ano.

Impresa/SMetal
Foguinho

A Toyota realizou na manhã desta quinta-feira (9) a cerimonia de inauguração de sua fábrica em Sorocaba. A terceira planta da montadora japonesa no Brasil será responsável por fabricar o novo Etios, que promete disputar o mercado com carros populares como o Gol, da Volkswagen, e o HB20, da Hyundai.

A capacidade da produção inicial da planta, cujo investimento foi de U$ 600 milhões, é de 70 mil veículos por ano, “mas poderá chegar até 200 mil/ano conforme a demanda”, destacou Hank Inoue, diretor sênior da Toyota para os países emergentes, em entrevista coletiva à imprensa.

A montadora, localizada no quilômetro 92 da rodovia Castello Branco, vai gerar 1.500 empregos diretos e conta, até o momento, com 12 empresas sistemistas instaladas ao seu redor.

A cerimonia de inauguração da nova planta teve presença do presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda; do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi e do embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa. Convidado de honra da Toyota no evento, o ex-jogador de futebol Zico falou sobre as relações amistosas entre Brasil e Japão.

Economia pujante

Em nome da presidenta Dilma Rousseff, Pimentel ressaltou “a pujança” da economia brasileira, que já coloca o país entre os cinco maiores mercados automobilísticos do mundo. “Com a abertura dessa empresa e, portanto, com a força da nossa economia nós estamos dando uma reposta completa àqueles que acham que a crise internacional vai nos atingir com força e cercear o nosso crescimento, o aumento dos empregos, de renda e da prosperidade do Brasil. Não vai”, afirmou o ministro.

“O Brasil vai continuar sendo o porto seguro para o investimento daquelas empresas que, como a Toyota, querem vir produzir, gerar riqueza, emprego e bem estar em nosso país”, complementou o representante do governo federal.

Prova da pujança da economia brasileira também foi testemunhada por Shunishi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul, que fez previsões otimistas para curto prazo. “Nossa intenção é dobrar as vendas da Toyota no Brasil nos próximos dois anos e tornar uma das líderes do mercado nos próximos dez anos”, comentou.

Exemplo para o país

Reconhecendo a força da categoria metalúrgica de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin fez questão de, em seu discurso, cumprimentar nominalmente o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva.

Em entrevista à Folha Metalúrgica, Terto destacou a importância da montadora para os trabalhadores da região e suas famílias. “Antes mesmo de a fábrica ser aberta, os metalúrgicos da Toyota, por meio de um acordo entre empresa e Sindicato, conquistaram a jornada de 40 horas semanais. Esperamos que essa postura da Toyota, que é líder mundial no setor automotivo, sirva de exemplo para as empresas sistemistas e todas as outras fábricas de Sorocaba e da região”, avaliou o dirigente sindical.

Fábrica em Porto Feliz

A cerimonia de inauguração da nova fábrica também marcou o anúncio da ampliação dos investimentos da montadora japonesa no país, com a decisão de construir uma nova fábrica de motores em Porto Feliz. Segundo Toyoda, a fábrica vai produzir motores de 1.3L e 1.5L para o Etios, montado em Sorocaba, e o 1.8L e 2.0L para o Corolla, fabricado na planta de Indaiatuba.

Desenvolvido para o mercado brasileiro, o modelo Etios marca a entrada da Toyota no seguimento de carros compactos ou “populares”. Com previsão de comercialização a partir de setembro, o Etios terá dois tipos de motorização: a versão hatckback será equipada com motores de 1.3L e 1.5L bicombustível, ambos 16 válvulas. Já o sedã virá com motor 1.5L. Segundo Nakanishi, os modelos, que estão em fase de pré-lançamento, “ainda não têm preço fixado”, mas a imprensa especializada estima que a versão mais barata será vendida a partir de R$35 mil.

toyota