A deputada federal Iara Bernardi se reuniu esta semana com a secretária de educação de Sorocaba, Dulcina Guimarães Rolim. No encontro, a deputada petista, que também é educadora, se colocou à disposição para intermediar contatos da prefeitura com o governo federal a fim de obter recursos para construção de mais creches na cidade.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de Iara, na reunião com a secretária municipal foram discutidas demandas na área de educação e as possibilidades de conciliar os projetos do município com os programas federais disponíveis para a área.
A deputada também se dispôs a colaborar para a implantação de outra instituição federal de ensino superior na cidade, além da UFSCar, que também foi uma iniciativa da própria Iara Bernardi. “Na semana passada me reuni com o secretário de ensino técnico do MEC (Ministério da Educação), para falar sobre o interesse em implantar o IFES (Instituto Federal de Ensino Superior) em Sorocaba. Reunida com a secretária, me disponibilizei a buscar outros programas, como por exemplo, o Pró-Infância que significa mais creches e mais vagas às crianças da cidade”, afirmou a parlamentar em nota à imprensa.
Ministério Público
Devido à falta de vagas em creches em Sorocaba, os vereadores do PT entraram com uma representação no Ministério Público Estadual, em janeiro, pedindo investigação a respeito dos motivos que levam a prefeitura a descumprir a legislação, que garante acesso à educação infantil a todas as crianças até 5 anos de idade.
O vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT) é um dos parlamentares municipais que, há dois anos, vem levantando o problema da falta e vagas em creches na cidade.