Busca
Especial Hospital

HC terá 293 leitos e faz parte de um plano de reestruturação da saúde

Quando estiver concluído, em 2015, o HC terá 293 leitos e vai atender pacientes em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, como cardiologia, pneumologia, entre outras

Imprensa SMetal
Foguinho
HC quarto hospital de São Bernardo do Campo

HC quarto hospital de São Bernardo do Campo

A nova unidade de saúde de São Bernardo, que se chamará Hospital de Clínicas (HC), será inaugurada parcialmente em outubro deste ano, com cerca de 130 leitos. “Serão 70 leitos iniciais de internação, 30 de clínica, 24 de ortopedia, dez de UTI, seis de neurologia e quatro salas de cirurgia”, relata a futura gerente de enfermagem do novo hospital, Franca Pellison Baldassare, que acompanhou a visita dos sorocabanos, juntamente com Marília Tristan, da Secretaria Municipal de Saúde.
Quando estiver concluído, em 2015, o HC terá 293 leitos e vai atender pacientes em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, como cardiologia, pneumologia, doenças infectocontagiosas, desintoxicação, neurocirurgia, ortopedia e transplante de órgãos.
De acordo com a prefeitura, o déficit em São Bernardo hoje é de 150 leitos. A população do município é de 800 mil habitantes e o orçamento anual gira em torno de R$ 2 bilhões.

Reestruturação

Marília Tristan explicou que a construção do novo hospital faz parte de um plano de reestruturação completa da saúde no município. A reestruturação abrange a construção ou ampliação de 35 unidades básicas de saúde (UBSs), nove unidades de pronto-atendimento (UPAs), seis Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), sete equipes do Programa de Internação Domiciliar (PID) e 100 equipes de Saúde da Família.
Segundo a assessora, a inauguração do HC vai possibilitar o direcionamento de vocações dos outros hospitais municipais. “O Hospital Municipal Universitário, mantido em parceria com a Fundação ABC, vai se transformar em um Hospital da Mulher, para atender as mães e seus filhos pequenos. O Hospital Anchieta, que já é especializado em oncologia, vai ser o nosso Hospital do Câncer. Já o atual Pronto-Socorro Central vai dar lugar ao Hospital de Urgências, com mais de 200 leitos”, explicou Tristan.
O Hospital de Urgências deverá ficar pronto também em 2015. Além da rede de saúde própria, o município mantém convênio com a Santa Casa de Misericórdia.

Marília Tristan, da secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo

tags
Hospital Municipal resstruturação a saude saúde
VEJA
TAMBÉM