Em audiência com o reitor da Unesp, professor Julio Cesar Durigan, na manhã desta terça-feira (2/8), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) assumiu a incumbência de articular apoios para a aquisição de áreas que possibilitem a ampliação do campus da Universidade em Sorocaba. A diretoria local da Universidade já vislumbra cinco áreas contíguas ao campus, que possibilitariam dobrar a área atual, que é de 10 mil m2.
No início do mês de junho, Hamilton esteve no campus da Unesp e testemunhou as dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária devido à falta de espaço. “Os laboratórios estão quase intransitáveis”, explicou Hamilton. “E graças à competência dos professores, que frequentemente têm seus projetos de pesquisa aprovados pelos institutos de fomento, mais equipamentos caros e sofisticados chegam e em muitos casos não podem ser instalados”, completou.
Segundo o professor Durigan, a Universidade já tem reservados R$10 milhões que serão investidos na construção de um novo prédio no campus de Sorocaba. Segundo o Reitor, as instalações abrigarão uma cantina, que é uma antiga reivindicação da comunidade universitária, além de novas salas para aliviar o problema dos laboratórios. “Teremos que tirar a casa de força de onde está para poder instalar esse novo prédio porque realmente ali há um sério problema em relação a espaço”, explicou Durigan. “Mas não posso retirar dinheiro desse prédio para adquirir novas áreas”, completou.
O reitor afirmou que hoje 86% do orçamento da Universidade estão comprometidos com a folha de pagamentos. Ele também informou que desde 2010 não existe mais o convênio com a Prefeitura que viabilizava o pagamento de contas de água, energia, telefone, vigilância e limpeza. Das cinco novas áreas em vista, a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu a doar uma área de dois mil m2, correspondente a 1/5 da área prevista pela Universidade.
Hamilton Pereira, que em 2001 articulou a emenda orçamentária que garantiu R$8 milhões para a instalação do campus da Universidade em Sorocaba, afirmou que o município está em franca expansão social e econômica e a ampliação do campus é fundamental para atender a demanda por mão-de-obra qualificada. “Vamos articular com as bancadas na Assembleia Legislativa e lutar por emendas que garantam novos recursos para a Unesp, mas não deixaremos também de procurar o setor empresarial de Sorocaba”, afirmou o deputado.
Segundo o Reitor, o campus Sorocaba tem uma proposta muito interessante para a criação dos cursos de Engenharia de Computação para Sistemas Integrados e Engenharia Mecânica. “Mas não há área nem para o que já existe”, lamentou Durigan.