Busca
Imunização

Gripe: Sorocaba vacina pessoas acima de seis meses de idade a partir desta terça

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a gripe serão disponibilizadas para todas as pessoas com ou sem comorbidades; Pfizer bivalente segue programação escalonada

Imprensa SMetal
Foto: Secom Sorocaba

A vacinação contra gripe é fundamental, não somente para a prevenção da doença, mas, também, visando desafogar do sistema público de saúde 

Com as temperaturas mais frias e clima consideravelmente seco, aumenta a necessidade de se prevenir de quadros virais e síndromes respiratórias. A vacinação contra gripe é fundamental, não somente para a prevenção da doença, mas, também, visando desafogar do sistema público de saúde. Quando muitas pessoas procuram, ao mesmo tempo, um serviço, o funcionamento pode ser impactado.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, Sorocaba começa a vacinar todas as pessoas acima de seis meses de idade contra a gripe nesta terça-feira, 16, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam na cidade de segunda a sexta, das 08h às 16h.

Já, o escalonamento para aplicação da Pfizer Bivalente seguirá da seguinte forma: na segunda-feira (15/5), será disponibilizado o imunizante para pessoas com 38 anos ou mais; na terça-feira (16/5), para 36 anos ou mais; na quarta-feira (17/5), para 34 anos ou mais; na quinta-feira (18/5), para 32 anos ou mais e na sexta-feira (19/5), para 30 anos ou mais. A partir da segunda-feira (22/5), a vacina Pfizer Bivalente estará liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais.

Para a imunização com a Pfizer Bivalente, os munícipes que fazem parte do público-alvo precisam ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.

tags
Covid-19 Doenças Gripe Imunização Influenza Pfizer Vacina Vacinação
VEJA
TAMBÉM