G8 oferece apenas reposição da inflação, FEM reprova proposta

FEM/CUT
Mídia Consulte

Rodada de negociação FEM-G8 – 9 de setembro

A FEM-CUT/SP reprovou mais uma proposta de reajuste salarial em rodada da Campanha Salarial realizada na segunda-feira, 9 de setembro. Agora foi a da bancada patronal do Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros). A negociação aconteceu na sede da entidade patronal, no Sicetel, na FIESP.

O G8 ofereceu à FEM apenas a reposição integral da inflação do período da data-base, 1º de setembro, ou seja 6,07% e 0,5 de aumento que seria pago só em março de 2014. “Na sexta-feira, 6, já havíamos reprovado a proposta de 6,5% do Grupo 10. Este índice não passa de jeito nenhum em assembleia”, disse o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva, Biro Biro, presidente da FEM-CUT/SP.

As negociações com o G8 continuam na quinta-feira, 12, às 10h, na FIESP.

O presidente da FEM disse que espera uma contraproposta decente e alertou à bancada do G8 que os sindicatos metalúrgicos filiados iniciaram nas suas bases uma processo intenso de assembleias nas portas das fábricas. “As assembleias prolongadas nas fábricas de todas as bancadas patronais acontecerão até sexta-feira, dia 13. Continuaremos a nossa pressão para fecharmos um acordo que contemple a nossa categoria tanto nas cláusulas sociais como econômicas”, finaliza Biro.

Estão em Campanha 36 mil metalúrgicos nas empresas do G8 na base da FEM no Estado.

FEM se reúne com Estamparia

Logo após a rodada com o G8, dirigentes da FEM e dos sindicatos metalúrgicos filiados se reuniram com representantes da bancada patronal da Estamparia, na sede do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais (SINIEM). Na ocasião, foram apresentadas as pautas de reivindicações ao setor. A negociação continua na quinta-feira, 12, às 11h30.

Próximas rodadas

Nesta terça-feira, a FEM-CUT/SP não terá rodadas de negociação. As próximas acontecerão na quarta-feira, 11, às 15h, com o Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) na sede do SINAEES, na FIESP e na quinta-feira, às 10h, com o G8 e, às 11h30, com a Estamparia.
Com relação aos demais grupos patronais ainda não há agendas confirmadas.

Principais reivindicações da FEM-CUT/SP

As principais reivindicações são a reposição integral da inflação, o aumento real no salário, a valorização nos pisos salariais, a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e a ampliação e unificação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.

A Campanha Salarial da FEM tem pauta cheia, ou seja, serão negociados com os patrões a renovação, a melhoria e a ampliação das cláusulas econômicas (aumento salarial e pisos) e sociais.

Confira a abaixo os setores metalúrgicos da base da FEM em Campanha:

Data-base: 1º de setembro

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Total:75.500

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Total: 51 mil

Total: 36 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
Total: 35 mil

Estamparia
Total: 4.000

Fundição