Veja as fotos

Frei Betto lança livros e revisita a história do Brasil em evento no SMetal

Escritor, jornalista e ativista esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para lançar três novas obras que, a sua maneira, revistam pontos da história do Brasil e do fundamentalismo cristão

Foguinho/Imprensa SMetal
Frei Betto conversou com o público sobre os seus três lançamentos literários

“Tom vermelho do verde”, “Jesus Militante: Evangelho e projeto político do Reino de Deus” e “O estranho dia de Zacarias”, foram os três livros lançados por Frei Betto, em evento que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) na noite da última segunda-feira, 05.

Em entrevista à Imprensa SMetal, Frei Betto contou que as obras foram escritas antes mesmo da pandemia, mas tiveram o seu lançamento adiado por parte das editoras. Dois desses livros revisitam momentos históricos do Brasil por meio de uma perspectiva crítica e diferente do que é amplamente difundido.

O frade dominicano explica que “O tom vermelho do verde” traz destaque para um fato que foi pouco divulgado. “Esse livro trata de um fato pouco conhecido no Brasil sobre como a Ditadura Militar, na construção de rodovias, massacrou povos indígenas. Neste romance, eu denuncio principalmente o massacre de mais de dois mil indígenas da nação Waimiri-Atroari na abertura da Rodovia 174 que liga Manaus à Boa Vista”, comenta.

Fazer uma reflexão crítica sobre marcos da história brasileira também é a proposta de “O estranho dia de Zacarias”, um livro infanto-juvenil que tem como personagem principal o garoto Zacarias que, em um dia comum, acorda no Brasil de 1500, de cara com indígenas e colonizadores. “Aqui eu trabalho a questão de uma terminologia equivocada, muito adotada na nossa cultura e nos livros didáticos, sobretudo, de que houve descobrimento do Brasil. Houve invasão”, critica Frei Betto. A partir dessa premissa, Zacarias constrói e reconta a história da nação.

Durante a palestra no SMetal, o público pôde interagir com o líder religioso e fazer questionamentos a respeito das obras e outras falas realizadas no encontro. Frei Betto reforçou sobre a importância da defesa da democracia por parte dos movimentos e entidades sociais, como, por exemplo, o enfretamento que o Sindicato dos Metalúrgicos se propõe diariamente na luta pelos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Formação

Além do evento de lançamento, Frei Betto também facilitou um curso de formação, que foi oferecido para dirigentes sindicais e o público em geral. “Estive no SMetal para ministrar uma oficina de educação popular. Nela, trabalhamos com um grupo utilizando o método Paulo Freire para formar militantes”, disse.

Religião e democracia

Frei Betto também aproveitou para explicar sobre “Jesus Militante: Evangelho e projeto político do Reino de Deus”. Durante a palestra, defendeu que é dever das lideranças religiosas fazer a defesa dos direitos humanos e sociais. “Nós precisamos difundir essa cultura libertadora da religião e, principalmente do cristianismo, fazendo frente à esta manipulação de religião feita por igrejas fundamentalistas”, defende.

Frei Betto lança livros e revisita a história do Brasil em evento no SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

escritor Frei Betto fundamentalismo jornalista lançamento livros palestra SMETAL