27 de junho

Frei Betto lança “Fé e espiritualidade” no SMetal

Novo livro enriquece a subjetividade, anima a espiritualidade e aprimora a consciência crítica

O escritor, jornalista e frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, fará o lançamento de seu livro “Fé e afeto: espiritualidade em tempos de crise”, no próximo dia 27, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal).

Será a terceira vez que Frei Betto fará palestra a convite do SMetal. Ele participou da programação do Ciclo de Formação do sindicato em 2015 e em 2017, lançou três livros com o auditório lotado.

A nova obra, publicada pela editora Vozes, reúne textos que nos convidam a refletir sobre a atual conjuntura do Brasil e do mundo à luz dos valores do Evangelho. Frfei Betto faz muitas indagações ao longo das 252 páginas. Existe uma religião do medo? O capitalismo é também uma religião? Ser gay é um desvio? Como se relacionam fé e afeto?

Em linguagem cristalina, o autor aborda a crise da vida espiritual e abre sendas de esperança. Tolerância, fé e política, ética e justiça são temas recorrentes na obra.

“Distopia é o oposto de utopia. O apagar da esperança. Sou da geração que tinha 20 anos na década de 1960. Éramos viciados em utopia. Não queríamos mudar apenas os costumes (revolução sexual, nova gramática da arte, etc.). Queríamos mudar o Brasil e o mundo. Corriam em nossas veias valores, ideiais, projetos históricos. Ousávamos enfrentar a repressão da ditadura. Inventávamos o futuro”. Trecho de um dos artigos do livro.

A entrada é gratuita e não exige inscrição prévia. Há estacionamento próprio no local. O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) estará no evento para receber arrecadação de doações de alimentos não perecíveis.

Frei Betto

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1944. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Frade dominicano e escritor, é considerado uma das vozes mais ativas na luta pela justiça social na América Latina. Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares.

Na área cultural, foi assistente de direção de José Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina, na primeira montagem da peça de Oswald de Andrade, O rei da vela e crítico de teatro do jornal Folha da Tarde (1967/1968). Tem mais de 60 livros publicados no Brasil e no exterior, que refletem sua trajetória como militante político e talentoso ficcionista.

Entre os prêmios que recebeu estão o Jabuti, em 1982, por seu livro de memórias Batismo de Sangue e o prêmio Juca Pato por sua obra Fidel e a Religião.

Lançamento do livro: “Fé e afeto: Espiritualidade em tempos de crise”

Valor do livro: R$ 25 promocional (dinheiro, cheque ou cartão)

Data: 27/6, às 19h

Local: SMetal, que fica na rua Julio Hanser, 140, próximo da rodoviária