Busca
Agenda

Flamas promove discussões sobre saúde mental no Sesc Sorocaba

Atividades têm diversas linguagens culturais, são gratuitas e acontecem nesta quinta-feira, 6, e no domingo, 10; encontros precedem o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro

Do Portal Porque
Vitor Penteado
Encontros precedem o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro

Encontros precedem o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro

O Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas) promoverá, em parceria com o Sesc Sorocaba, duas atividades voltadas ao tema da saúde mental. Os encontros precedem o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.

A primeira atividade será uma mesa de debate que ocorre nesta quinta-feira (6), das 19h às 21h30, no espaço de convivência do Sesc, intitulada “Sementes de cidadania e liberdade: convivência, arte, diversidade e saúde mental”, conduzida pelo Flamas e por representantes do Coral Cênico dos Cidadãos Cantantes (SP).

A mesa contará com a participação de Aliane Sousa – mãe, cantora, ex-moradora de rua, atual “cidadã cantante”; Cris Lopes – psicóloga sanitarista, pesquisadora do Instituto de Saúde SES/SP, uma das idealizadoras dos Centros de Convivência e Cooperativa, idealizadora e coordenadora do Coral Cênico dos Cidadãos Cantantes; Rô Lima Magiore – estudante, presidenta do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Uniso e militante do Flamas e Thaís Lopes – advogada, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB Sorocaba e militante do Flamas.

A outra atividade acontece no domingo (9), às 15h, no espaço de exposições do Sesc, com a apresentação do Coral Cênico Cidadãos Cantantes, que conta com 30 anos de existência e possui um repertório que rememora a trajetória antimanicomial do grupo.

Logo após a apresentação, acontecerá uma roda de conversa com as pessoas presentes, intitulada “Cirandando liberdades: arte que abre fissuras do sensível para criar suturas no campo das humanidades”.

De acordo com a advogada Thaís Lopes, as atividades pretendem, a partir de diferentes linguagens, como arte; música; poesia e cultura, enfatizar as trocas, o convívio e o respeito à diversidade, peças centrais na garantia dos direitos sociais e da liberdade das pessoas em sofrimento decorrente de transtorno mental e/ou uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Serviço

Local: Sesc Sorocaba, que fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jd. Faculdade
Horários: quinta das 19h às 21h30 e domingo a partir das 15h
Entrada: gratuita, não precisa de inscrição prévia

tags
Dia da Saúde Mental flamas luta antimanicomial sesc sesc sorocaba Sorocaba
VEJA
TAMBÉM