Busca
Sorocaba

Falta de agentes de limpeza gera protesto em escola estadual no Cajuru

Alunos, pais e moradores do bairro Cajuru, em Sorocaba, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira, dia 6, pedindo a contratação de agentes de limpeza na escola estadual José Quevedo

Imprensa SMetal
Vagner Santos/Imprensa SMetal

Com cartazes e faixas, alunos e moradores do bairro pediam a contratação de agentes de limpeza na escola

Alunos, pais, equipe escolar e moradores do bairro Cajuru, em Sorocaba, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira, dia 6, pedindo a contratação de agentes de limpeza na escola estadual José Quevedo.

Em setembro de 2015, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) publicou um decreto proibindo admissão ou contratação de funcionários, que inclui agentes de limpeza.

O protesto reuniu cerca de 400 manifestantes, que interditaram as vias nos dois sentidos da Avenida Paraná, em frente à escola, por voltas das 7h15. A avenida permaneceu fechada por 45 minutos. Às 8h eles liberaram as vias e permaneceram na calçada da escola até as 8h30.

Com cartazes e faixas, alunos e moradores do bairro pediam a contratação de agentes de limpeza para a escola. De acordo com eles, nas últimas semanas foram encontrados ratos, baratas e aranhas na unidade.

“Estamos fazendo essa manifestação porque há mais de dois meses não temos funcionários para limpar a nossa escola, então estamos vivendo no meio da sujeira e não merecemos isso”, contou a aluna Beatriz Menna Rezende, do 9º ano. “Queremos uma escola de qualidade e muito bem limpa”, completou.

Segundo funcionários, desde janeiro a unidade escolar não tem recursos para contratar funcionários para realizar a limpeza. Atualmente, o serviço é realizado duas vezes por semana por uma voluntária, no período da manhã.

Cristiane Aparecida Galvão, mãe do aluno Allyfer Thiago, de 12 anos, criticou o abandono e descaso do poder público em relação às crianças. “A escola está muito suja, não tem funcionário e meu filho sempre está reclamando”, afirmou. “Os próprios alunos e professores estão limpando, o que é revoltante para nós, pais. Os alunos vêm para estudar, não limpar a escola”, completou.

O professor e morador do Cajuru, Marcelo Kobayshi, explicou que foi enviado em fevereiro um ofício à Diretoria de Ensino da região de Sorocaba informando a situação da escola e solicitando o serviço de limpeza, mas ainda aguardam uma resposta do Estado. “Nesse tempo, professores, alunos e funcionários estão realizando limpeza básica, mas não tem como fazer tudo”, disse.

Ele explica que desde 2014 a escola vem pedindo agentes de serviços escolares via ofício à Secretária. Há dois meses duas funcionárias efetivas se aposentaram e outras três encerrou o prazo de contrato e não foi renovado.

A unidade de ensino tem cerca de 1,5 mil alunos nos três períodos: manhã, tarde e noite.

Falta de agentes de limpeza gera protesto em escola estadual no Cajuru

tags
agente Alckmin alunos bairro Cajuru descaso Educação escola estado Estadual geral limpar Manifestação protesto quevedo sujeito
VEJA
TAMBÉM