Especial Lucélia Santos: Cine SMetal exibe ‘Luz del Fuego’

Filme é baseado na vida da dançarina, atriz e naturista brasileira Dora Vivacqua, reconhecida por sua contribuição na luta pela emancipação das mulheres

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

O Cine SMetal exibe na próxima quinta-feira, 4 de julho, o longa-metragem “Luz del Fuego”, inspirado na vida da dançarina, atriz e naturista brasileira Dora Vivacqua. A sessão acontece às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

A exibição é parte da programação especial de 1 ano do Cine SMetal, que homenageia a atriz e produtora Lucélia Santos. Além de “Luz del Fuego” e “A Serpente”, o projeto receberá um encontro final no dia 11 de julho, com a presença da artista em Sorocaba, para exibir o curta-metragem “O Ovo”.

Reconhecida por sua contribuição na luta pela emancipação das mulheres, Dora Vivacqua, mais conhecida pelo nome artístico Luz del Fuego, agitou a conservadora sociedade brasileira nos anos 40 e 50 com seus shows eróticos, quando dançava nua enrolada em cobras. Ela faleceu em julho de 1967, aos 50 anos de idade.

O filme, lançado em 1982, é desenvolvido a partir de João Gaspar, um idoso senador que ao passear de lancha pela Baía de Guanabara, conta para a enfermeira que entre os anos 50 e 60 se envolveu com uma exótica dançarina, Luz Del Fuego, interpretada por Lucélia Santos. O longa-metragem venceu, na 10ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, as categorias de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Cenografia.

A convidada para o bate-papo após a exibição de “Luz del Fuego” será Nanaia de Simas, dramaturga, atriz, diretora e produtora. A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Sobre o Cine SMetal

Em julho, o Cine SMetal completa um ano de atividades. A proposta é ampliar o acesso dos trabalhadores a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Confira a galeria do último Cine, que exibiu “A Serpente”

Cine SMetal Cinema exibição gratuito Lucélia Santos luz del fuego