Busca
Cultura

Especial Eliane Caffé: Cine SMetal exibe ‘Era o Hotel Cambridge’ nesta quinta-feira, 5

Documentário premiado retrata um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

O documentário mostra a realidade de refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo.

Para estrear a Mostra de Cinema Eliane Caffé, o Cine SMetal exibe nesta quinta-feira, 5, o documentário “Era o Hotel Cambridge”. A sessão será realizada às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. 

Após a exibição do filme, o Cine SMetal terá um bate-papo com o advogado e presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Sorocaba, Ricardo Augusto Santos. A entrada é gratuita, com a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

“Era o Hotel Cambridge” mostra a realidade de refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. No documentário, os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntas a vida nas ruas.

O longa-metragem, dirigido por Eliane Caffé, foi premiado em festivais como o 23º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, 44º Festival SESC Melhor Filmes, Festival de Rio 2016, Festival de San Sebastián 2016 e 40ª Mostra de São Paulo. 

Mostra de Cinema Eliane Caffé

Em setembro, o Cine SMetal exibe produções dirigidas pela cineasta Eliane Caffé. Além de “Era o Hotel Cambridge”, no dia 19 o projeto deve exibir “Para Onde Voam as Feiticeiras”, com a participação da diretora. 

Paulistana, Eliane Caffé estudou na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e depois na Espanha. Sua filmografia inclui, ainda, “Filhos do Mangue”, “O Sol do Meio Dia”, “Caligrama”, “Kenoma” e “Narradores de Javé”.

Sobre o Cine SMetal 

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

tags
Cine SMetal Cinema Cultura eliane caffé era do hotel cambridge
VEJA
TAMBÉM