NÃO PERCA!

Especial 40 anos CUT: Cine SMetal exibe documentário sobre a Amazônia

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

Em especial aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Cine SMetal exibe na próxima quinta-feira, 7, o documentário “Amazônia, a nova Minamata?”. A sessão será realizada às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), por meio da Campanha Natal Sem Fome 2023.

Dirigido por Jorge Bodanzky, “Amazônia, a nova Minamata?” acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia. A classificação indicativa é 10 anos.

Após a exibição, o Cine SMetal terá um bate-papo com Nuno Godolphim, produtor e roteirista do documentário. A curadoria e mediação são de Renata Rocha, com apoio da Brazucah Produções.

O encontro é uma realização do SMetal, CUT e MGiora, e conta com patrocínio do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). Confira o trailer de “Amazônia, a nova Minamata?”:

Sobre o Cine SMetal

O Cine SMetal é um projeto do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que visa valorizar o cinema nacional e acontece toda quinta-feira, na sede da entidade, a partir das 19h.

O projeto recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte. O evento também conta com emissão de certificado de horas complementares para estudantes que participarem.

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Amazônia a nova Minamata Campanha Natal Sem Fome 2023 cut MGiora