Para encerrar as atividades da campanha anual “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 10, o 1º Encontro de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na sede da OAB. A atividade foi organizada pelas conselheiras de Sorocaba na data que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Propositalmente, esse encontro acontece em uma data muito simbólica, que é o Dia dos Direitos Humanos. Hoje, promovemos um pacto de cooperação entre todas as conselheiras para buscarmos formas de coibir a violência doméstica, trazer autonomia às mulheres e para que tenhamos uma vida liberta de preconceitos, opressões e, principalmente, lutar contra qualquer tipo de violência”, enfatiza a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Sorocaba (CMDM), Emanuela Barros.
Segundo ela, a luta contra a violência é de todos, homens e mulheres, e o tema foi evidenciado em diversas atividades nos últimos 21 dias. “O nosso maior desafio ainda é a cultura machista, a cultura da violência e o medo da mulher em denunciar. E pior, quando denunciam, elas sofrem a violência institucional de gênero, muitas vezes por omissão do Estado e dentro dos locais que deveriam acolher essas mulheres”, critica.
Além das conselheiras municipais da RMS, o encontro contou com a participação das vereadoras sorocabanas, Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (Psol), da Secretária Estadual da Mulher da CUT, Marcia Viana, Secretária de Direitos Humanos e Políticas afirmativas de Goiânia, Cristina Lopes, e da assessora da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Iara Ruzzinenti, que também é conselheira, representando a entidade sindical.
Dignidade Menstrual
O evento marcou ainda o lançamento da campanha Dignidade Menstrual, que consiste em buscar parcerias para criar programas de conscientização e distribuição de coletores menstruais a mulheres e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
“É preciso evidenciar os impactos e a importância desse tema na saúde e na educação pública, para garantir qualidade de vida e dignidade a todas, especialmente as mulheres em vulnerabilidade social”, enfatiza a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Sorocaba, Emanuela Barros.
A entrega dos coletores, seguida com um bate papo com as mulheres do bairro, aconteceu na tarde desta sexta, 10, na Comunidade Santa Rosa. O objetivo do Conselho é buscar parcerias que possam viabilizar novas ações como esta, em outros bairros da cidade, a partir do ano que vem.
21 dias de ativismo
A campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” de 2021 teve início no dia 20 de novembro, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na Marcha Preto. O tema deste ano foi “a violência que sofremos ao combater a violência”, para refletir sobre a violência institucional de gênero, que é a violência perpetuada dentro do próprio sistema de garantia e proteção à mulher.
Durante o período da campanha foram realizadas diversas ações sobre o tema, como audiências públicas, palestras, panfletagens em locais públicos, em empresas metalúrgicas e de outros setores da indústria e, para encerrar, o encontro regional das conselheiras e o lançamento da campanha pela Dignidade Menstrual.